Escrito por: CUT-RS
O valor será utilizado para ajudar as vítimas das enchentes no Vale do Taquari, no interior do Rio Grande do Sul, após a passagem de um ciclone extratropical no início de setembro
A campanha emergencial de solidariedade da CUT-RS já arrecadou R$ 170,5 mil para ajudar as vítimas das enchentes no Vale do Taquari, no interior do Rio Grande do Sul. A passagem de mais um ciclone extratropical no início de setembro deixou um saldo de 51 mortes e muita destruição, especialmente nos municípios de Muçum, Roca Sales e Encantado, dentre outros.
Lançada em 6 de setembro, a campanha da CUT-RS em parceria com federações e sindicatos filiados recebeu importantes doações de recursos, através de um PIX, para auxiliar na compra de suprimentos essenciais para a reconstrução dos lares das famílias de trabalhadores e trabalhadoras que foram atingidas pela tragédia.
O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, ressaltou a importância da solidariedade em momentos de crise como esse. "É fundamental que, como classe trabalhadora, nos unamos para auxiliar as pessoas que enfrentam dificuldades causadas pelas enchentes no Vale do Taquari”, disse.
A arrecadação de recursos entrou na reta final e novas doações ainda podem ser feitas até sexta-feira (13) na conta bancária da CUT-RS:
- Cresol (133)
- Agência 5607
- Conta corrente 18.735-6
- CNPJ: 60.563.731/0014-91
- PIX: 51996410961
Além do dinheiro arrecadado, a campanha envolveu também o recebimento de alimentos não perecíveis, água potável, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal e itens de primeira necessidade, que foram coletados em postos montados em diversos sindicatos para facilitar as doações.
Para definir a melhor destinação dos recursos, a CUT-RS organizou uma comissão de acompanhamento da campanha, que realizou duas reuniões de diálogo com dirigentes dos sindicatos filiados no Vale do Taquari. A primeira foi presencial e ocorreu em 21 de setembro na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Encantado.
Virtual, a segunda reunião foi realizada na segunda-feira (9). Ficou definido que com o valor arrecadado serão comprados fogões a gás, microondas, camas de casal, incluindo colchões e lençóis, além de panelas, pratos e talheres. Cerca de 500 trabalhadores e trabalhadoras serão beneficiados.
A entrega será efetuada no próximo dia 25 de outubro.
“Estamos muito felizes, pois toda essa quantia arrecadada demonstra alta sensibilidade social e uma visão estratégica como classe trabalhadora, na luta por um mundo mais justo, humano e solidário”, comemorou Amarildo. “Muito obrigado pela solidariedade”, agradeceu pelas doações recebidas.
A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) entregou na segunda-feira (9) o valor arrecadado entre os sindicatos filiados para a campanha da CUT-RS para ajudar as vítimas das enchentes.
O cheque de R$ 70,5 mil foi recebido por Amarildo e pelo secretário de Administração e Finanças da CUT-RS, Antônio Güntzel, na sede da Federação.
“Chegamos neste número com a ajuda de diversos sindicatos de metalúrgicos, de todas as regiões do estado”, disse o presidente da FTM-RS, Lírio Segalla. Segundo ele, algumas entidades também contribuíram diretamente nas suas localidades.