Caravana da NR dos Frigoríficos chega ao...
Foram percorridos mais de 3.800 km, com manifestações em 15 frigoríficos
Publicado: 17 Outubro, 2011 - 14h57
Escrito por: Rui Amaro Gil Marques
Redução do ritmo e estabelecimento de pausas estão entre as prioridades dos trabalhadores na NRIniciada em 26 de setembro a Caravana da Norma Regulamentadora (NR) dos Frigoríficos, organizada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA PR) e seus 17 sindicatos filiados, percorreu as regiões norte, noroeste, sudeste, sudoeste e sul do estado, levando à população de 17 municípios a Campanha Nacional Pela Aprovação da NR.
Entre as prioridades defendidas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac/CUT) está a mudança ergonômico dos ambientes de trabalho, a redução do ritmo e do tempo de exposição dos trabalhadores.
Jacarezinho, Arapongas, Rolândia, Jaguapitã, Umuarama, Cianorte, Cidade Gaúcha, Rondon, Cascavel, Toledo, Pato Branco, Tapejara do Sul, Dois Vizinhos, Capanema, Francisco Beltrão, Carambeí e Ponta Grossa foram as cidades por onde a Caravana da NR dos Frigoríficos distribuiu 89.600 informativos de um total de 100 mil impressos.
Segundo o presidente da FTIA PR, Ernane Garcia, a Caravana cumpriu com o que foi estabelecido pelas entidades sindicais do setor depois dos vários seminários sobre a NR dos Frigoríficos realizados em Curitiba (PR) e da elaboração do seu anteprojeto pela Comissão tripartite formada por representantes dos trabalhadores, empresários e do Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília (DF).
“O movimento sindical do setor de Alimentação do estado fez a sua parte levando aos trabalhadores dos frigoríficos e a população em geral informações importantes a respeito da triste realidade do setor e das mazelas que geram acidentes de trabalho e doenças profissionais. Vamos continuar pressionando os empresários do setor frigorífico a investir na melhora dos ambientes de trabalho para que os males que acontecem hoje sejam reduzidos e eliminados”, destacou.
A última cidade visitada foi Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, sul do estado, onde os dirigentes sindicais distribuíram seus informativos no comércio local, no calçadão e no terminal rodoviário do município. Antes, na parte da manhã, a Caravana da NR esteve em Carambeí onde realizou mais uma manifestação, desta vez na planta local da BRF (Perdigão) onde com um carro de som alertava trabalhadores e a população carambeiense sobre as doenças e os riscos que afligem milhares de homens e mulheres que trabalham nos frigoríficos brasileiros.
Acidente na Estrada
Um fato negativo que ficará registrado na lembrança de todos os participantes da Caravana da NR foi o acidente de carro com os diretores do SINTAC, entidade sindical da cidade de Carambeí, quando se dirigiam à Ponta Grossa para colaborar na panfletagem realizada naquele município. Felizmente ninguém se machucou ficando apenas o susto que atingiu a todos os participantes do movimento.
Cerceamento a livre manifestação em Ponta Grossa
Durante a distribuição dos informativos no calçadão de Ponta Grossa funcionários da prefeitura cercearam o direito à livre manifestação dos dirigentes sindicais da Caravana da NR dos Frigoríficos. Primeiro ameaçaram apreender o carro de som e depois impediram a continuidade da panfletagem no terminal rodoviário daquele município. Uma demonstração clara de que nessa cidade as liberdades individuais e coletivas não são respeitadas e nem garantidas por aqueles que deveriam defendê-las.
http://nocaminhodasideias.blogspot.com/2011/10/nr-dos-frigorificos-sindicatos-do.html