• Kwai
MENU

CBTU desrespeita trabalhadores, corta...

Metroviários de Pernambuco entram em greve por tempo indeterminado e pressionam empresa pela abertura das negociações

Publicado: 25 Agosto, 2010 - 11h22

Escrito por: Sindicato dos Metroviários de Pernambuco

A categoria metroviária de Pernambuco deflagrou greve por tempo indeterminado em assembleia extraordinária realizada nesta segunda-feira (23) na Praça da Greve, uma das maiores assembléias dos últimos anos .

Essa é a resposta da categoria em relação a atitude da CBTU, vinculada ao Ministerio das Cidades, de não aceitar as 42 cláusulas negadas durante todo o processo de negociação do acordo coletivo de trabalho e também por sua atitude arbitrária e com sua falta de respeito pelos trabalhadores em cortar os tickets de alimentação/refeição que é uma obrigação legal e suspender o Dissídio Coletivo 2009/2010 após uma tentativa frustrada do SINDMETRO-PE de reabrir as negociações.

A CUT nacional e a CNTT-CUT apoiam a greve e já estão se mobilizando para abrir as negociações com a direção da CBTU e governo. Expedito Solaney, secretário de Políticas Sociais da CUT, esta em Pernambuco acompanhando de perto os desdobramentos da negociação. “Esta é uma ação da CBTU em total falta de sintonia com os avanços para a classe trabalhadora no governo Lula. Ela apresentou uma proposta de acordo que retira direitos dos trabalhadores e de forma desrespeitosa e despreparada para negociação, retirou suspendeu os tickets alimentação/refeição para os trabalhadores de Pernambuco já neste mês de agosto em retaliação ao sindicato que não aceitou a proposta de acordo coletivo”, declara Solaney.

Para ele, é preciso avançar nas conquistas e melhorar salários e qualidade de vida dos trabalhadores/as. “Por isso a greve, que além de responder a bases de METROREC (metrô recife) provoca e chama para luta os demais estados que aceitaram o acordo com assembléia que tinha maioria de chefes contemplados no plano de cargos e salários.”