Centro de Transição Justa do CSI ganha prêmio de sustentabilidade
O prêmio WIN WIN Gothenburg Sustainability Award 2024 coloca o papel do CTJ na hora de traduzir o conceito de “transição justa” em ações tangíveis e avanços significativos em todo o planeta
Publicado: 30 Abril, 2024 - 12h46 | Última modificação: 30 Abril, 2024 - 15h11
Escrito por: CSI | Editado por: CUT Nacional
O Centro de Transição Justa da Confederação Sindical Internacional (CSI), o CTJ, foi ganhador do prêmio WIN WIN Gothenburg Sustainability Award 2024 em reconhecimento ao seu compromisso com os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras no marco das mudanças na escala mundial no pós de um futuro sustentável do ponto de vista medioambiental e social.
O CTJ fornece apoio específico às organizações afiliadas ao CSI através do desenvolvimento de capacidades, da aprendizagem entre pares e da documentação de boas práticas. O objetivo é garantir que os trabalhadores e as trabalhadoras que se encontram em fase de transição para novos setores ou funções possam ter acesso à formação, proteção social e medidas de segurança necessárias.
O secretário geral do CSI, Luc Triangle, declarou: “Este prêmio constitui um merecido reconhecimento ao CTJ como centro de conhecimento, colaboração e ação para uma transformação para economias mais verdes que respeitem a justiça social. O modelo do CTJ de trabalho para e com os trabalhadores e as trabalhadoras é um exemplo. Abre pontes entre trabalhadores, sindicatos, empregadores e governos, garantindo que os trabalhadores sejam ouvidos e formem parte dos debates".
“O diálogo social e a participação dos sindicatos são fundamentais para construir um futuro justo e sustentável. O caminho para um planeta mais verde não poderá constituir-se sem a inclusão dos direitos e das contribuições dos trabalhadores e das trabalhadoras”, complementou.
O prêmio destaca, entre outras coisas, o trabalho do CTJ no que diz respeito a:
A facilitação do diálogo entre as partes interessadas na África do Sul e na Indonésia deu lugar a importantes reformas políticas e a um maior protagonismo dos trabalhadores e das trabalhadoras no processo de transição.
O empoderamento das comunidades locais de Los Angeles por meio de projetos de colaboração para garantir empregos estáveis e bem remunerados, enquanto eles abordam os problemas ambientais e sanitários.
A promoção de políticas e programas intersetoriais de transição justa no Brasil
Entre 2020 e 2023 a CUT Brasil trabalhou com o Centro de Transição Justa da CSI para afirmar a defesa da transição justa como parte essencial para a construção de um modelo econômico sustentável e que valorize os direitos da classe trabalhadora brasileira e, assim contribuir para a formação de dirigentes sindicais e militantes dos movimentos populares sobre a situação atual da crise ambiental e seus impactos na economia, no mundo do trabalho e no bem viver das populações urbanas e rurais.
Por meio desta cooperação, promovemos e implementamos iniciativas e agendas, tanto internas quanto externas, que reforçaram a defesa da transição justa como elemento fundamental para a construção de um novo modelo econômico e social sustentável com a classe trabalhadora como protagonista.
* A WIN WIN Gothenburg Sustainability Award é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é, desde o ano 2000, o principal prêmio mundial para a sustentação de pessoas e organizações que realizam importantes contribuições em favor de um mundo mais verde. Entre os vencedores anteriores figuram Al Gore e Kofi Annan. O tema do prêmio de 2024 foi “uma transição inclusiva”.