MENU

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais conquista avanços no ACT

Acordo prevê nos salários e vale alimentação além da criação de uma comissão permanente de negociação

Publicado: 20 Julho, 2022 - 14h16 | Última modificação: 20 Julho, 2022 - 14h21

Escrito por: SINTPq | Editado por: Marize Muniz

SINTPq
notice
Dirigente do SINTPq e profissional do CNPEM, Lidiana Moraes

Os trabalhadores e trabalhadoras do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) — empresa responsável pelo acelerador de elétrons Sirius, entre outros importantes projetos da ciência brasileira — aprovaram em assembleia, nesta terça-feira (19), a contraproposta negociada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Técnologia - SP (SINTPq) que prevê conquistas na campanha salarial.

A proposta contempla reivindicações de reajuste dos salários e dos benefícios em 11% e do vale alimentação em 13,3% - para R$ 679,80/mês.vOutros importantes avanços foram alcançados nesta campanha salarial, como o debate sobre o calendário do proximo ano em nova negociação entre o CNPEM e o sindicato, a partir de setembro.

Isso significa que um termo aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) será discutido com esse fim. O objetivo do SINTPq é garantir um recesso de fim de ano aos empregados, sem necessidade de compensação ou férias coletivas.

Saiba o que é e qual a importância do acordo e da convenção coletiva de trabalho

A campanha salarial deste ano também conquistou a criação de uma comissão permanente com a participação de Lidiana Moraes e Pedro Martins, dirigentes sindicais e profissionais do CNPEM. Essa comissão dialogará mensalmente com a direção do Centro, buscando melhorias nas relações de trabalho, acolhendo denúncias e levantando sugestões.

“O debate junto ao Centro não estará mais limitado às campanhas salariais. Todo trabalhador e trabalhadora poderá nos procurar pautando questões a serem tratadas com o CNPEM. É uma nova era de representatividade e participação democrática”, pontuou a dirigente Lidiana Moraes.

O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, também avaliou de forma positiva o processo negocial e seu desfecho. “Desde a construção da pauta reivindicatória, os trabalhadores participaram ativamente. A direção do Centro, por sua vez, não se negou a discutir nenhum item demandado. O resultado desse processo democrático e respeitoso pôde ser referendado na assembleia de hoje” disse o dirigente.

“Concluída essa etapa, deixo o convite para que os profissionais do CNPEM se associem ao SINTPq. Isso garante mais representatividade, mantém nossa estrutura e fortalece o sindicato nas negociações coletivas”, concluiu Porsani.

Para ser sócio ou sócia do SINTPq, basta preencher o formulário disponível no site do sindicato.

Além de contribuírem com a luta coletiva, os associados e seus de pendentes contam com benefícios exclusivos, como imóveis na praia, clube de descontos e assistência jurídica no escritório advocacia Cremasco. Confira os detalhes e o formulário associação no link.