Escrito por: CUT-RS
A posse dos novos diretores e conselheiros fiscais está prevista para agosto
Com apoio da CUT e da CTB, a Chapa 2 – “Sintrajufe Unido e Forte – Oposição Unificada” – venceu as eleições para a gestão 2019/2022 do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (MPU) no Rio Grande do Sul, com 1.505 votos, o que representa 53,60% dos válidos.
A Chapa 1 – “Segue na Luta, Sintrajufe – Nenhum passo atrás!”, ligada à CSP-Conlutas, obteve 1.303 votos, o que significa 46,49% dos válidos. A votação ocorreu nesta quarta e quinta, dias 26 e 27. Foram computados 23 votos brancos e 18 nulos. No total, foram 2.874 votantes.
Para o Conselho Fiscal, cuja votação é em separado, também foi vitoriosa a Chapa 2 com 1.530 votos (56,92% dos válidos). A Chapa 1 recebeu 1.158 votos (43,08% dos válidos). Houve 17 votos brancos e 14 nulos.
Foi a primeira eleição eletrônica na história da entidade e também foi o primeiro pleito que contou com a participação dos funcionários do MPU, integrados à base de representação do Sintrajufe em 2018.
A chapa vencedora contou também com o apoio de diversas entidades sindicais, como CPERS, Sinpro-RS, Sindicato dos Metalúrgicos, SindBancários, Sindicato dos Municipários de Porto Alegre e Sindserf-RS, além dos sindicatos de servidores do Judiciário do Rio de Janeiro, Campinas, Pernambuco e Pará/Amapá, entre outros.
Compromisso de defender a unidade da categoria e a democracia no Brasil
Conforme nota divulgada após a vitória, “desde o início, a Chapa 2 colocou no centro de sua campanha a preparação da greve geral de 14 de junho contra a reforma da Previdência, a luta pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, contra o corte dos quintos, a criação de novos tribunais sem orçamento e vagas, a data-base e a defesa das Justiças do Trabalho e Eleitoral”.
“A nova direção assumirá o Sintrajufe-RS com o compromisso de defender a unidade da categoria, fortalecer o Sindicato, defender os direitos e conquistas ameaçados pelo governo Bolsonaro, e se colocar ao lado dos que defendem a democracia no Brasil”.
“A Chapa 2 agradece a todos os colegas, na ativa e aposentados, que confiaram seu voto, emprestaram seu apoio e enfrentaram as dificuldades que surgiram durante o processo de votação. Muito obrigado”, destacou.
Vitória da categoria e da classe trabalhadora
O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, comemora a importante vitória da Chapa 2 e deseja uma excelente gestão. “Trata-se de uma oposição unificada que nós apoiamos não somente na campanha eleitoral, mas desde que se organizou na resistência ao golpe de 2016, na luta pela democracia, em defesa dos direitos e conquistas da categoria e da classe trabalhadora, contra os retrocessos do governo Bolsonaro e em defesa do estado democrático de direito e da soberania nacional”, salientou.
“Temos a certeza de que a direção eleita, integrada pelo diretor da CUT-RS, Marcelo Carlini, e pela diretora da Fenajufe, Mara Weber, está à altura dos desafios da conjuntura difícil que atravessamos porque está do lado certo da história e nós estamos juntos para resistir e lutar com coragem, unidade e esperança”, destacou Nespolo apontando que a primeira batalha é derrotar junto com as centrais sindicais a reforma da Previdência.
Vitória da Chapa 2 (2)
Diogo da Silva Corrêa – JT/Taquara
Fellipe da Silva Belasquem – JF/Santa Rosa
Alexandre Fernandes Magalhães – TRE/POA
Anderson Eduardo dos Santos Mangine – MPU
Italo Roque Madruga Sabadin – VT/POA
Rogério Martino Otero Avila – JE/Pelotas
Confira a nominata da conselho fiscal eleito!
Bárbara Kern Wilbert – VT/POA, aposentada
Cláudia Segobia de Lima Godoi – TRF, aposentada
Eloá Nunes Nazareth Paiva – JF/POA, aposentada
Ivonilda Buenavides da Silva – TRE/POA
Lídia Schneider da Silva – JT/Sapiranga
Luiz Roberto Guadagnin – VT/POA, aposentado
Maria Cristina Oliveira – JF/POA
Eduardo Nunes da Silva – TRT
Inês Cristina de Oliveira – TRF
Nilza Ortmeier – VT/POA, aposentada
Nazareno Aguiar Martins – TRF
Rejane Fátima Oliveira de Almeida – MPU
Fonte: CUT-RS com Chapa 2 e Sintrajufe-RS