Escrito por: Redação CUT

Chico visita Lula e diz que ele segue bem disposto e com sua justa indignação

Na saída da visita, Chico pediu a liberdade de Lula e se solidarizou com os militantes da Vigília Lula Livre que seguem na frente à sede da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula é mantido preso político

Ricardo Stuckert

O cantor Chico Buarque, que visitou o ex-presidente Lula nesta quinta-feira (19), pediu a liberdade de Lula e se solidarizou com os militantes da Vigília Lula Livre que seguem na frente à sede da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, onde Lula é mantido preso político desde abril do ano passado. 

Na saída da visita, Chico disse que o ex-presidente está bem disposto e mais jovem do que há um ano e que, depois de um ano e dois meses esperava que ele estivesse livre. "Mas eu achei ele muito bem, mais bem disposto e jovem do que um ano e pouco atrás, com aquele bom humor e com a sua justa indignação”, afirmou.

Chico estava acompanhado da advogada Carol Proner, integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim e do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

Para Carol Proner, "Lula é muito consciente de que é preciso muita mobilização, que vai além dos tribunais. Uma mobilização que tem que ser difusa e espalhada pela sociedade, para fazer entender como foi essa complexa estrutura de perseguição política.”

“Representamos vários movimentos de resistência jurídica que estão tentando revelar essa imensa farsa da qual Lula é vítima. Ele está muito consciente de que é preciso muita mobilização vá além dos tribunais”, afirmou a advogada.

Já Haddad disse que “se Deus quiser, está chegando a hora do Lula sair, já passou da hora. A Justiça será feita e estamos confiantes que o Supremo dará uma resposta importante para as denúncias do Intercept”. O petista se referia as reportagens publicadas pelo The Intercept e parceiros como Folha de S. Paulo e Veja, conhecidas como Vaza Jato, que estão escancarando o complô formado pelo ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores do Paraná para prender Lula.

No caminho até o aeroporto, o repórter cinematográfico Ricardo Stuckert gravou um depoimento de Chico Buarque.

Confira o vídeo divulgado pelo Comitê Lula Livre: