Escrito por: José Carlos Araújo | CNTSS/CUT
Convocada pelo Ministério da Defesa Social e Conselho Nacional de Assistência Social, presidido pela secretária de Políticas Sociais da CNTSS/CUT, Conferência reunirá cerca de 2,5 mil participantes
Tendo como tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, terá início nesta terça-feira, 05/12, de forma presencial, em Brasília, a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social. A atividade, que se estende até a próxima sexta-feira, 08/12, está sendo convocada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e deverá reunir cerca de 2,5 mil participantes, entre delegados, convidados, observadores, conferencistas e expositores.
Foram eleitos nas etapas anteriores 1.842 delegados(as) governamentais e da sociedade civil, representando usuários, trabalhadores e organizações sociais. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), que atuou em todo o processo de construção da 13º Conferência, a partir do envolvimento de sua secretária de Comunicação, Maria Godoi de Faria, e sua secretária de Políticas Sociais, Margareth Alves Dallaruvera, que também é presidenta do CNAS, estará presente nos quatro dias de debates e discussões reiterando a defesa dos interesses dos trabalhadores e das políticas públicas de Assistência Social.
Para a presidenta do CNAS, esta etapa nacional, que tem caráter deliberativo, é resultado de uma mobilização imensa por todo o país conseguida com as conferências municipais, estaduais e regionais. “Há uma grande expectativa para a nossa Conferencia Nacional. A Conferência nos coloca grandes desafios. Nós estaremos reunidos em um momento de discussão e apresentação de propostas para um SUAS que queremos em um Estado Democrático de Direito. É um SUAS sem preconceito, sem racismo, com inclusão social em um Brasil mais justo e soberano. Juntos, construiremos caminhos para um SUAS mais fortalecido, inclusivo e alinhado com as demandas da sociedade,” destaca Dallaruvera.
A programação da Conferência deverá aprofundar e avançar nos debates realizados nas etapas preparatórias, que tiveram como foco avaliar a política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para tanto, foram definidos pelos coordenadores da Conferência cinco grandes eixos de discussão: financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda. Será um momento de deliberação visando o fortalecimento das políticas de proteção social que garantam direitos e combate a exclusão social.
Esta edição da Conferência, que coincide com os 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), também contará em sua programação com a realização de atividades autogestionadas, constituídas como espaços de diálogo e fortalecimento político de grupos organizados que tenham articulação com o SUAS. Pretende-se ampliar as discussões que dialoguem com o tema da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social e que contribuam com o fortalecimento do SUAS e a valorização de seus trabalhadores.
Além da expressiva participação presencial, as atividades da 13ª Conferência serão transmitidas em tempo real pelo canal do CNAS na rede social youtube (http://www.youtube.com/c/ConselhoCNAS/). Informações sobre as transmissões serão notificadas no blog do Conselho (www.blogcnas.com).