MENU

Com 30 outdoors espalhados pela cidade, CUT-RJ convoca para manifestação do dia 19

“Das mãos de Bolsonaro escorre o sangue dos brasileiros”, diz um dos cartazes que pede o 'fora, Bolsoanro"

Publicado: 17 Junho, 2021 - 17h05 | Última modificação: 17 Junho, 2021 - 17h16

Escrito por: Rosângela Fernandes, CUT-RJ

CUT-RJ
notice

Quando a triste contagem de mortos pela Covid-19 se aproxima de meio milhão, a CUT-Rio estampa em 30 outdoors espalhados pela cidade a responsabilidade de Jair Bolsonaro e convoca a população para  a manifestação "Fora, Bolsonaro", que será realizada no próximo sábado (19).

As peças deixam claro que o alto número de vidas perdidas é uma das consequências da falta de ação do governo para conter a pandemia do novo coronavírus. Ao invés disso, o que o país assistiu foram incontáveis piadas e frases de efeito que desrespeitam a memória das vítimas.

A CUT  e demais centrais sindicais, junto com os movimentos sociais vão às ruas no próximo sábado para dar um basta e gritar #ForaBolsonaro.

A avaliação dos representantes das entidades é de que não há outra saída a não ser voltar às ruas, mesmo durante a pandemia, e pedir o impeachment do presidente que está promovendo um verdadeiro genocídio no país.

“Infelizmente, praticamente não existe uma pessoa que não tenha perdido um parente ou alguém próximo para esse vírus. Vidas que poderiam ter sido salvas por vacinas que foram oferecidas ao Brasil e ignoradas por Bolsonaro. Hoje, ele é mais perigoso do que o vírus porque continua agindo para boicotar o controle da Covid-19!”, afirma o presidente da CUT-Rio, Sandro Cézar.

É por isso que os cartazes, além de denunciar mais uma vez o genocídio que os brasileiros estão enfrentando, convocam as pessoas que se sentem atingidas de alguma maneira por esse governo, a fazer do dia 19 de junho um marco na reação ao governo e apoiar a CPI da Covid no Senado, que pode responsabilizar os que se omitiram diante da pandemia.

Pelo menos 20 cidades do estado já confirmaram protestos no #19J. O ato no Centro do Rio, que terá concentração no monumento Zumbi dos Palmares, às 10 horas de sábado, irá sair em caminhada até a Candelária. Trata-se de um protesto, mas não de incentivo à aglomeração. Todas as medidas de segurança serão tomadas e lembradas o tempo todo pelos carros de som. Os participantes devem manter uma distância de pelo menos um braço do outro, usar álcool 70º e máscara cobrindo a boca e o nariz.

Endereços de outdoor: Avenida Brasil em frente ao piscinão de Ramos; Avenida Brasil ao lado da entrada da Ilha do Governador; Rua Itapiru, Catumbi, ao lado do supermercado Prezunic.

Ato #ForaBolsonaro: sábado, 19/6 - concentração às 10 horas no monumento Zumbi dos Palmares com caminhada até a Candelária.