Escrito por: Redação CUT

Com ajuda de artistas, campanha aumenta em 47% número de eleitores de 16 a 18 anos

Mark Ruffalo, Anitta, Bruna Marquezine, Giovanna Ewbank, Leonardo DiCaprio e outros usaram suas redes sociais para incentivar os jovens brasileiros a votar "para derrotar Bolsonaro"

Wilson Dias/Agência Brasil

Impulsionada por artistas como Mark Ruffalo, Anitta, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank, entre outros, que usaram suas redes sociais para incentivar os jovens brasileiros a votar "para derrotar Bolsonaro", preservar o meio ambiente e os direitos, a campanha da Justiça Eleitoral para que os jovens de 16 a 18 anos tirassem título de eleitor aumentou em 47% o número de novos eleitores nessa faixa etária em relação às eleições de 2018.

Entre janeiro e abril deste ano, o País ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos - em relação a 2014, o aumento é de 57%.

O crescimento é creditado às ações da Justiça Eleitoral, que, entre 14 e 18 de março, por meio do TSE e dos 27 tribunais regionais eleitorais, promoveu a Semana do Jovem Eleitor, uma iniciativa criada em 2015 e também a ação de artistas que contou até com o astro de Hollywood Leonardo DiCaprio

Em março, 522.471 jovens haviam tirado o título de eleitor. Em abril, o número quase duplicou: 991.415 jovens entraram com o pedido. Com uma novidade. Uma resolução do TSE permitiu que eleitores com 15 anos tirassem o título, mas com poder de voto apenas se completassem 16 anos até o primeiro turno das eleições.

As redes sociais do TSE e dos TREs procuraram se comunicar de forma direta com jovens, e contaram para isso com a colaboração de diversas personalidades da internet, clubes de futebol, organizações da sociedade civil, o que foi importante para o aumento do número de eleitores, na opinião da professora de Direito Eleitoral Anna Paula Oliveira Mendes.

“Eu penso que essas campanhas foram essenciais para o êxito nesse aumento do número de jovens eleitores, porque os jovens consomem a internet como seu principal meio de informação e essas campanhas ocorreram sobretudo na internet. Então, o TSE conseguiu falar a linguagem do público jovem e se adaptar aos meios de comunicação por eles utilizados. Isso foi muito importante e é muito importante para uma democracia de qualidade, que pressupõe o aumento de voz de todos e todas, inclusive da população mais jovem. ”

Um dos destaques da Semana do Jovem Eleitor foi o tuitaço realizado no dia 16 de março. Segundo dados do Twitter, foram publicados durante essa mobilização quase 7 mil (cerca de 6,8 mil) tuítes com incentivos à retirada do título de eleitor, que chegaram a quase 90 (88) milhões de pessoas. Mais de 4,7 mil usuários da plataforma publicaram sobre o assunto ou compartilharam publicações de outras pessoas.

Com informações da Agência Câmara de Notícias