Escrito por: Redação CUT

Com alta de 24% nas mortes, Brasil deve atingir neste sábado 500 mil vidas perdidas

Nesta sexta foram registradas 2.449 mortes e o total acumulado desde o inicio da pandemia é de 498.621 vidas perdidas 

Cris Mainardi - São Leopoldo

 

Com o registro de 2.449 mortes em decorrência de complicações da Covid-19 em 24 horas, o Brasil totalizou nesta sexta-feira (18) 498.621 óbitos desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O que explica a nova escalada da pandemia é ausência de uma política nacional de prevenção, controle e segurança por parte do governo de Jair Bolsonaro.

A avaliação é de especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com eles, estados e municípios não apresentam conduta baseada em critérios uniformes orientado pela ciência. Além disso, muitos passaram a abandonar o isolamento social e flexibilizar a economia, reabrindo lojas de rua, restaurantes, serviços como salão de cabeleiritos e shoppings.

Diante deste cenário, os especialistas falam em mais de 850 mil mortes até que o país alcance número de vacinados suficiente para fazer a pandemia recuar.

O descaso no combate à Covid-19, ausência apoio aos trabalhadores e empreendedores mais vulneráveis à situação de pandemia e política deliberada de estimular a propagação do vírus em vez de priorizar a vacinação estão entre os principais motivos dos protestos marcados para este sábado. Em todo o Brasil e em várias partes do mundo, o “Fora Bolsonaro” será a frase mais dita neste #19J.

Leia mais: O povo está nas ruas desde cedo neste #19JForaBolsonaro 

Antes de ir às ruas, consulte o guia de segurança

Acompanhe no PortalCUT a cobertura dos atos no Brasil e no mundo

Sobe média móvel de mortes e novos casos

A média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.039 e foi acima de 2 mil pelo terceiro dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +24% e indica tendência de alta nos óbitos decorrentes do vírus.

No mesmo período, foram mais 98.135 pessoas se contaminaram. Essa é a maior marca desde o início da pandemia. A marca anterior havia sido em 25 de março, 97.586. Desde o começo da pandemia, 17.802.176 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus.

A média móvel diária de novas contaminações nos últimos 7 dias foi de 71.565  - 15% a mais em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta nos diagnósticos pela primeira vez após mais de 50 dias.

12 estados apresentam tendência de alta nas mortes: PR, RR, AP, RJ, PB, CE, SP, MG, RS, MA, GO, RO.

Em estabilidade outros 12 estados: PA, SE, BA, MS, AL, AM, PI, AC, MT, TO, PE, SC

Em queda (2 estados e o DF): RN, DF, ES.