Com novo horário, live da CUT celebra Dia da Consciência Negra e luta contra racismo
Atividade será nesta sexta-feira (20), a partir das 16h, e terá música, debate e informações sobre o racismo estruturante, democracia racial e o papel do branco na luta contra o racismo
Publicado: 19 Novembro, 2020 - 13h12 | Última modificação: 19 Novembro, 2020 - 13h18
Escrito por: Érica Aragão
“O racismo estrutural, a democracia racial e o papel dos sujeitos brancos” serão os temas da live da CUT que será transmitida nesta sexta-feira (20), a partir das 16 horas e não mais às 15h como tinha sido divulgado. A transmissão vai acontecer pela TVT e redes sociais da CUT. (veja abaixo)
A atividade, organizada pela Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR) e pela Secretaria de Comunicação da CUT (SECOM) com apoio da TVT, tem como objetivo celebrar o Dia da Consciência Negra e fortalecer a luta contra o racismo. A live também vai celebrar os 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial.
Serão duas horas de programação com cultura, música e muita informação de combate ao racismo e dados sobre a realidade da população negra no mundo do trabalho e na vida.
A live será apresentada pela secretária de Combate ao Racismo da CUT, Anatalina Lourenço e pela secretária adjunta, Rosana Sousa Fernandes. O âncora será o jornalista e radialista, Andre Accarini, da SECOM.
O presidente da CUT, Sérgio Nobre, e a Secretária-Geral da Central, Carmen Foro, a Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Jandyra Uehara, o ex-presidente Lula, os deputados federais pelo PT, Paulo Paim, e Vicentinho, também vão participar da atividade online.
O professor, historiador e sociólogo Lourenço Cardoso, autor de “O branco ante a rebeldia do desejo: um estudo sobre a branquitude no Brasil”, é o entrevistado da atividade.
A música fica por conta da Pamelozza e da Loh. Representantes de entidades sindicais internacionais, como CSA e Solidarity Center, vão mandar mensagens para celebrar a data.
Também está prevista na atividade online uma homenagem a diversos companheiros e companheiras que reforçam a luta antirracista, como Antonio Pitanga e Mc Soffia.
E ainda uma apresentação do Dieese de dados sobre a representação de negros e negras no mercado de trabalho.
Além da live, a CUT produziu uma série de materiais com foto dos dirigentes com plaquinhas onde estão escritas frases da luta contra o racismo e pílulas com dicas antirracismo.
“Numa sociedade racista não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”, frase da filósofa e militante do movimento negro, Ângela Davis, é uma das divulgadas entre os sindicalistas da CUT para convidar os trabalhadores e as trabalhadoras de todo país para assistir a live da CUT nesta sexta.
Serviço
Live: O racismo estrutural, a democracia racial e o papel dos sujeitos brancos
Quando: Dia 20 de novembro
Horário: A partir das 16 horas
Nos canais da CUT:
Portal: www.cut.org.br
Facebook: www.facebook.com/cutbrasil
Youtube: www.youtube.com/cutbrasil
Pela TVT:
Youtube: www.youtube.com/RedeTVT
Grande São Paulo: Canal 44.1 - 512 NET HD-ABC
*As 3 séries de pílulas estão disponíveis e podem ser solicitadas pelo email sncr@cut.org.br
*Edição: Marize Muniz