Começa agora o “Ciclo de Debates Estratégicos” da CUT
“A reflexão que começa em nossa sede deve chegar até as bases”, diz Nobre.
Publicado: 03 Outubro, 2017 - 10h59 | Última modificação: 05 Outubro, 2017 - 10h59
Escrito por: Érica Aragão com informações de Alex Sgreccia e Martinho Conceição
“Dilemas da Democracia e Desafios da Esquerda na Atualidade” é o tema da abertura do “Ciclo de Debates Estratégicos” promovido pela CUT e que acontece agora na sede da Central, em São Paulo, nesta quinta (05).
O debte está sendo transmitido ao vivo: https://www.facebook.com/cutbrasil/videos/1204029599696522/
O ciclo de debates foi pensado para subsidiar a direção com uma reflexão mais consistente sobre temas relacionados à ação estratégica da CUT. Esta demanda responde ao 12º Congresso Nacional da CUT, que aconteceu em 2015. A Secretaria Geral assumiu esta responsabilidade ao realizar o planejamento do mandato. “Precisamos compreender as grandes transformações que estão ocorrendo no mundo e no país para definir a estratégia de ação da maior central sindical do país”, explicou o secretário-Geral da CUT, Sérgio Nobre.
Seguindo a linha do 12º CONCUT e as deliberações do Congresso Extraordinário realizado em agosto, organizaremos o Ciclo de Debates em torno de três eixos: Democracia, Desenvolvimento e Trabalho. “Decidimos começar com um tema relacionado ao primeiro eixo - Dilemas da Democracia e Desafios da Esquerda na Atualidade - devido ao grave momento político que o país está passando. Existe uma tensão entre o neoliberalismo e democracia, cujo desdobramento definirá nosso futuro. Precisamos conhecer os riscos que corremos para fazer escolhas corretas. Defender a democracia continua sendo uma das principais ações estratégias da CUT. Precisamos desenvolver uma metodologia para envolver os dirigentes, os militantes e os trabalhadores e as trabalhadoras neste debate. A reflexão que começa aqui em nossa sede, na próxima quinta-feira, deve chegar até as bases da Central”, disse o dirigente.
O convidado especial da primeira atividade do Ciclo será o Michael Löwy. Formado em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo em 1960, doutorou-se na Sorbonne. Vive em Paris desde 1969, onde trabalha como diretor de pesquisas no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e promove regularmente atividades na École des Hautes Études en Sciences Sociales.
Considerado um dos maiores pesquisadores das obras de Karl Marx, Leon Trotski, Rosa Luxemburgo, György Lukács, Lucien Goldmann e Walter Benjamin, Michael tornou-se referência teórica para militantes revolucionários de toda a América Latina.
“O conteúdo dos debates será trabalhado para que cada sindicato deste país tome conhecimento das discussões e construa estratégias de ações para a CUT para os próximos períodos”, finalizou Nobre.
Serviço:
Abertura do Ciclo de Debates Estratégicos
Tema: Dilemas da Democracia e Desafios da Esquerda na Atualidade
Palestrante: Michael Lowy
Data: 5 de outubro de 2017
Horário: 10 horas
Local: Auditório da CUT / Mezanino