Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE
Presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, participou da mesa de abertura juntamente com o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, representantes de entidades dos movimentos sindical e social e parlamentares
A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) começou na noite desta quarta-feira (02/08) o seu 16º Congresso Estadual, que tem como tema: “40 anos: Luta, direitos e democracia que transformam vidas!”. O encontro está sendo realizado no Centro de Formação de Lazer (CFL) do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev-PE), localizado no bairro da Guabiraba/Recife.
Cerca de 353 delegados, sendo 175 mulheres e 178 homens de todas as regiões do estado de Pernambuco (do Sertão ao Cais), já estão confirmados, o que representa a força, participação e importância da CUT que completa 40 anos no movimento sindical do País.
O presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, participou da mesa de abertura juntamente com o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha e representantes de entidades dos movimentos sindical e social, além de parlamentares. Todos e todas relembraram a resistência da Central em tempos do governo Bolsonaro e incentivaram a classe trabalhadora a continuar firme na luta, para garantir direitos e conquistas.
Sergio Nobre comentou a importância do CECUT-PE e da formação sindical para um futuro melhor para a classe trabalhadora. "Os últimos anos os quais enfrentamos uma pandemia viral, um governo de retrocesso, mas que juntos conseguimos resistir e eleger pela 3ª vez o presidente Lula", ressaltou.
Por sua vez, o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, destacou a celebração dos 40 anos de existência e de luta da Central, em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras, no primeiro ano de um novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil. O sindicalista ressaltou: “Celebrar esse nosso congresso é dizer que resistimos e que ainda temos muitas lutas pela frente”.
Agência JCMazella
A mesa também contou com a presença do deputado Federal Carlos Veras (PT), da deputada Estadual Rosa Amorim (PT) e de outros representantes e lideranças sindicais. No momento da mística, os ex-presidentes João Paulo, Sergio Goiana, Paulo Valença e Carlos Veras, foram homenageados, através de autorretratos desenhados pelo companheiro artista plástico Marcelo Figueiredo do Sintepe.
A programação do 16º CECUT prosseguirá nos dias 03 (quinta) e 04 (sexta) de agosto. Vale frisar que o encontro também elegerá a nova direção estadual e definirá o plano de lutas e as estratégias para o período de 2023 a 2027.