Comitê da Juventude das Américas se reuniu em São Paulo
Evento foi oportunidade para conhecer a ação política da esquerda no mundo
Publicado: 03 Outubro, 2016 - 13h00 | Última modificação: 03 Outubro, 2016 - 16h25
Escrito por: CUT
A 10ª Reunião de Trabalho do Comitê da Juventude das Américas CJTA foi realizada em 26 e 27 de setembro na sede da Confederação Sindical das Américas - CSA de São Paulo, participaram 25 jovens de 14 países do continente, a partir de 24 organizações entre central e Federações internacional.
O Comitê hoje é presidido pela Secretária Nacional de Juventude da Central Única dos Trabalhadores – CUT/Brasil, Edjane Rodrigues foi quem conduziu a reunião que estava instalado pelo Secretário-Geral da CSA, Victor Baez.
Durante o primeiro dia de reunião Rafael Freire, secretário de Política Econômica e Desenvolvimento Sustentável, apresentou a Jornada Continental da Democracia e contra o Neoliberalismo que será realizada no dia 04 de novembro onde será desenvolvida por todos os países do continente. Durante o 10º Encontro de Trabalho do Comitê os jovens participantes produziram um vídeo de apresentação do Dia Continental para a Democracia e Contra o Neoliberalismo.
No decorrer dos trabalhos foi feita uma análise da conjuntura mundial, foi apresentado para os jovens às resoluções do congresso da CSA e um dos pontos principais foi à realização do planejamento para os 04 anos de gestão do comitê.
Para a presidenta do comitê Edjane Rodrigues, a atividade foi uma grande oportunidade de conhecer a ação política da esquerda no mundo e absorver novos conceitos para sua militância política. “Afirmo que hoje a Central Única dos Trabalhadores é novamente uma das organizações de maior relevância no cenário que engloba as juventudes. Efetivamente isso é fruto de uma sequencia de participações com qualidade, o Brasil é um ator importante no cenário mundial, e é importante que as organizações nos insiram nestes espaços ampliando nossos horizontes”. finalizou.