Comitê em Defesa das Empresas Públicas lança revista “Conselheiros em Ação”
Publicação que será lançada em live nesta quarta-feira (10) reúne artigos dos conselheiros que atuam na linha de frente em defesa das empresas públicas
Publicado: 10 Agosto, 2022 - 09h36 | Última modificação: 10 Agosto, 2022 - 09h42
Escrito por: Redação CUT
O aumento das ameaças de privatizações iniciadas a partir do golpe de 2016 ganhou ainda mais força com a aprovação da Lei das Estatais. A eleição de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto criou um cenário de perseguição à atuação dos representantes dos trabalhadores nos Conselhos de Administração de empresas públicas. Neste cenário, organizados no Comitê em Defesa das Empresas Públicas, os conselheiros organizaram a revista “Conselheiros em Ação”, que será lançada na próxima quarta-feira, 10 de agosto, em uma live na página do Comitê às 18h30.
A publicação reúne artigos e reflexões de sete conselheiros eleitos em um cenário de ataques ao desempenho de suas funções e às estatais sobre papel e importância das empresas públicas em que trabalham e da experiência inovadora em atuar no Conselho de Administração. Textos anexos ainda trazem a reflexão como a privatização só piora os serviços públicos no Brasil.
O artigo que inaugura a revista é de autoria de Rita Serrano, coordenadora do Comitê em Defesa das Empresas Públicas, e resgata origens e conceitos sobre a eleição de trabalhadores para conselhos de administração. Serrano entende que “Estimular a participação de representantes dos trabalhadores nos conselhos de administração das empresas pode ser uma boa prática e criar um contraponto à visão de curto prazo e de resultados imediatos da agenda dos acionistas”. Ela defende que quem quer o melhor resultado da empresa é o trabalhador. “Por ser o meu trabalho, o meu sustento e por também acreditar no papel público da empresa”.
Mas não é só, a coordenadora do Comitê e conselheira eleita da CAIXA também defende que “a eleição de trabalhadores para compor um colegiado como este também proporciona a participação da sociedade civil”.
“Embrapa e o desmonte da pesquisa agropecuária no período pós-golpe”; “Banco do Nordeste: 70 anos - Desafios e Perspectivas”; “A importância da Transpetro para o Brasil”; “O Papel da Casa da Moeda”; “O direito à comunicação: Empresa Brasil de Comunicação luta contra a privatização”; Papel das empresas públicas na retomada do desenvolvimento do Brasil - o Caso BB Tecnologia e Serviços”; Futuro da CAIXA depende do modelo de estado” são outros artigos que compõem a revista.
Serviço
Live de Lançamento da revista “Conselheiros em Ação”
11/08/2022 - quarta-feira às 18h30.
No facebook do “Comitê em Defesa das Empresas Públicas” e “CA Rita Serrano”.