Confira o que abre e fecha no Ano Novo
Os hospitais, que prestam serviços de saúde essenciais, e as farmácias continuarão funcionando normalmente todos os dias
Publicado: 30 Dezembro, 2024 - 10h08 | Última modificação: 30 Dezembro, 2024 - 10h18
Escrito por: Brasil de Fato | Editado por: Thalita Pires, BdF
Na próxima quarta-feira (1º), quando é celebrado o Ano Novo, alguns serviços não funcionam ou abrem em horários diferentes daqueles do restante do ano.
Os bancos de todo o país não abrem no dia 1º de janeiro, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na véspera, terça-feira (31), as instituições bancárias funcionam somente das 9h às 11h. Portanto, o último dia de expediente normal no ano é 30 de dezembro.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece que contas de consumo – como de água, luz e telefone – com vencimento em dias sem expediente bancário podem ser quitadas no primeiro dia útil seguinte, sem custos adicionais. Já no caso de impostos e tributos, é necessário antecipar o pagamento se o vencimento coincidir com feriados ou dias sem compensação bancária para evitar juros e multas.
Nos dias de fechamento, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão abertas ao público. Também será possível realizar transações financeiras pelo internet banking e pelos aplicativos móveis.
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funcionarão das 7h às 14h no dia 31 e não abrem no dia 1º de janeiro. No atendimento eletrônico, no entanto, a Central 135 está disponível 24 horas por dia, todos os dias. Os segurados também podem realizar suas operações a qualquer momento pelo aplicativo Meu INSS, disponível pelo celular ou site oficial.
As agências dos Correios, por sua vez, não funcionarão no dia 31 de dezembro nem no dia 1º de janeiro. O atendimento normal retorna no dia 2 de janeiro. Porém, os Correios continuam disponíveis pelos telefones 3003-0100, 0800 725 0100 e pelo site, com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias. O atendimento com operadores será retomado no próximo dia útil após o feriado, a partir das 8h.
Por fim, os hospitais, que prestam serviços de saúde essenciais, e as farmácias continuarão funcionando normalmente todos os dias.
Recomenda-se confirmar os horários específicos de outros estabelecimentos ou serviços diretamente nos sites oficiais ou por meio de contato telefônico, pois podem ocorrer variações.
A abertura de restaurantes, bares, supermercados e lojas de comércio acontece de forma facultativa, a depender dos órgãos locais, como o sindicato dos lojistas. Os horários de funcionamento dos estabelecimentos também podem sofrer alterações.
Já em relação aos shoppings, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a abertura de cada um será determinada pelos seus proprietários. No dia 1º de janeiro o funcionamento é facultativo na maioria dos shoppings. A partir da quinta-feira (2), o funcionamento acontecerá normalmente.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os postos são obrigados a funcionar de segunda a sábado entre 6h e 20h, inclusive em feriados.
Como a administração dos diferentes meios de transportes públicos são de responsabilidade de prefeituras e estados, é preciso se informar sobre os fluxos e horários de funcionamento na sua cidade.