MENU

Confira o que abre e o que fecha no feriado nacional de 12 de outubro

Na data se celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e também o Dia das Crianças

Publicado: 11 Outubro, 2022 - 15h12 | Última modificação: 12 Outubro, 2022 - 13h33

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

Reprodução/Prefeitura de Mogi Guaçu
notice

Nesta quarta-feira (12), é celebrado o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e mãe de Jesus Cristo, o pilar fundador do cristianismo, e saber o que abre e o fecha pode ajudar a todos, em especial aos pais e mães.

É que nesta data também se comemora o Dia das Crianças. A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1959, o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas (UNICEF) oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No Brasil, a data foi oficializada em 1924.

Veja o que abre e o que fecha no dia 12/10

Bancos

Em todo o país, as agências bancárias não abrem no feriado, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na quinta e na sexta, dias 13 e 14, o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente em todas as cidades brasileiras onde não tiver algum feriado municipal.

As áreas de autoatendimento ficam disponíveis para os clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento no dia 12 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

Bolsa e Tesouro Direto

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não abre para negociações nesta quarta-feira, assim como o Tesouro Direto.

Correios, Poupatempo e Loterias

As agências dos Correios e os postos do Poupatempo não abrem para atendimento no feriado, funcionando normalmente na quinta e sexta-feira. Os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal ficam suspensos na quarta-feira.

Transporte público

Em São Paulo, a circulação dos ônibus no feriado será equivalente à de um sábado, informa a SPTrans. O atendimento será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais. Cada prefeito decide como os transportes vão funcionar nesta data.

Comércio de rua e shoppings

O comércio de rua pode optar por abrir ou não. Em São Paulo, os shoppings devem funcionar no horário de domingos e feriado, que pode variar das 12h/14h às 20h.