Escrito por: Walber Pinto
Portal CUT listou algumas cidades que anteciparam o feriado para conter o avanço do novo coronavírus
Com a pandemia do novo coronavírus, muitos feriados foram antecipados em cidades que restringiram a circulação de pessoas para frear a transmissão do vírus. Por isso, no próximo dia 3 de junho, quando se celebra o dia de Corpus Christi tem cidades onde não será feriado porque foi antecipado.
Além disso, é importante saber que a data não está no calendário de feriados nacionais. É ponto facultativo e cabe aos prefeitos decidir se vão aderir ou não. Quando os prefeitos optam por ponto facultativo, empresas e escolas que dão folga aos seus trabalhadores e trabalhadoras podem fazer um acordo para que haja compensação de horas ou não.
Como a data é uma tradição religiosa, a maioria das empresas dão folga aos trabalhadores.
O dia de Corpus Christi, expressão originária do latim que significa, literalmente, “corpo de Cristo”, é comemorado 60 dias depois do domingo de Páscoa. É uma festa católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão e na hóstia, que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. É uma das mais antigas festas da igreja católica no mundo, e cai em uma data diferente todo ano. Isso ocorre porque esses feriados dependem da data em que a Páscoa cai.
Agora, que você já sabe um pouco sobre a data e sobre as antecipações deste ponto facultativo que se transforma em feriado em todo o Brasil, confia as cidades que já adiantaram o feriado para conter o avanço do novo coronavírus.
Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá e Porto Velho, São Luís, Teresina, João Pessoa, Belo Horizonte, Recife são algumas das demais capitais brasileiras que derem ao feriado de Corpus Christi.
Em São Paulo, além do governo do estado, a prefeitura municipal também já antecipou o feriado de Corpus Christi na capital paulista desde março deste ano. Vale ressaltar que a antecipação do feriado ou não cabe ao governo local.
Araraquara
Para aumentar o índice de isolamento social e desafogar o sistema de saúde, Araraquara, município paulista antecipou os feriados de Corpus Christi em abril.
ABC Paulista
No ABC Paulista, as cidades que optaram em antecipar o feriado de Corpus Christi foram: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul
São Roque
A Prefeitura de São Roque (SP) também antecipou o feriado de Corpus Christi de 2021 e de 2022. Na ocasião, a prefeitura afirmou que a medida fazia parte das ações de combate ao coronavírus, pois diminui a circulação de pessoas na cidade.
Alto Tietê
As cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) decidiram antecipar o feriado de Corpus Christi para sexta-feira, dia 22 de maio. Apenas as cidades de Arujá e Guarulhos decidiram não antecipar nenhum feriado.
Na Paraíba, o governo estadual já antecipou o feriado de Corpus Christi com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus. A Medida Provisória foi publicada no dia 21 de abril (Tiradentes) para o dia 30 de março; de 3 de junho (Corpus Christi) para o dia 31 de março; e de 5 de agosto (fundação da Paraíba) para o dia 1º de abril.
O governo do Espirito Santo já antecipou os seguintes feriados, os de Nossa Senhora da Penha (12 de abril), Corpus Christi (3 de junho) e Nossa Senhora da Vitória (8 de setembro). Por causa da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, o governo estadual estabeleceu quarentena para todo o estado e apenas serviços essenciais podem funcionar.
Ao contrário do governo do estado de Minas Gerais que decidiu antecipar, a prefeitura de Montes Claros já apressou o feriado de Corpus Christi em 17 de março desde ano.
Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, já antecipou o feriado do próximo dia3. Na ocasião, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) tratou a medida como “extrema” para conter a circulação de pessoas nas ruas da cidade devido à pandemia do novo coronavírus.
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também já antecipou no estado o feriado do dia 3. Em março deste ano, ele enviou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a proposta para antecipar os feriados de Nossa Senhora Aparecida e de Corpus Christi para os dias 26 e 30 de março. A medida foi para reforçar o isolamento social como combate à transmissão da Covid-19 e diminuir a crise no sistema de saúde pública.
A capital Teresina já antecipou o feriado do Corpus Christi.
Já em Salvador, o prefeito Bruno Reis, anunciou nesta sexta-feira (28), que o feriado de Corpus Christi será de praias fechadas na capital, para evitar aglomerações e propagação da Covid-19.
O fechamento será da quinta (3) ao domingo (6). Os decretos de enfrentamento à Covid-19 também foram renovados.
Ao mesmo tempo, o toque de recolher será antecipado para as 20h e haverá proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais. O prefeito também informou que não haverá ponto facultativo na capital e o expediente será normal nas repartições municipais.
Com informações de agências estaduais