Escrito por: Redação CUT
Desde que era deputado, Bolsonaro ofende os nordestinos com palavras e frases preconceituosas, como se nascer na região fosse sinônimo de inferioridade, agora pede os votos daqueles a quem sempre insultou
Depois de perder de lavada na Região Nordeste, onde 66,7% dos eleitores (21 milhões) votaram no ex-presidente Lula (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, que ficou com 27% (8,7 milhões) dos votos, está pedindo para os nordestinos dobrarem sua votação no segundo turno.
O pedido é endereçado aos analfabetos, aratacas, cabeçudos, paus de arara, paraíbas e outros termos preconceituosos usados por Bolsonaro para se referir aos nordestinos.
O presidente quer que o povo que ele ataca com ofensas racistas, preconceituosas e xenofóbicas, ignorando a contribuição de milhares de brasileiros da região ao país, diminua a vantagem de Lula de 12,9 milhões de votos em relação a ele. dissemina a intolerância contra os nordestinos, com ofensas racistas, preconceituosas e xenofóbicas e ignora a contribuição de milhares de brasileiros da região ao país.
Na última quarta-feira (5), revoltado com o massacre dos nordestinos, Bolsonaro associou o suposto analfabetismo da população dos 9 estados à votação expressiva que Lula teve na região. A declaração desencadeou uma série de ataques xenofóbicos a nordestinos promovidos por bolsonaristas de outras partes do país. Uma delas foi a advogada bolsonarista Flávia Aparecida Rodrigues Moraes, que perdeu o cargo de de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada de Uberlândia depois que um ataque cruel que ela fez aos nordestinos viralizou nas redes sociais.
Gerou também indignação e reações de anônimos e famosos nas redes sociais, como relata o jornalista Edson Sardinha, do Congresso em Foco, que listou as declarações insultuosas do presidente aos nordestinos.
Veja declarações preconceituosas de Bolsonaro em relação aos nordestinos:
“Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo. Vocês sabem quais são os estados? No nosso Nordeste, não é só a taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nas regiões, porque esses estados no Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT.”
Bolsonaro, em live na qual tenta justificar derrota para Lula no Nordeste. Em 6 de outubro de 2022.
“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade que fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? Juazeiro do Norte, parabéns aí. Ceará, desculpa aí.”
Em live em 3 de fevereiro de 2022.
“Eu sempre me referi com os amigos, né, cabra da peste, pau de arara. Eu me chamo de alemão também, sem problema nenhum. Arataca, cabeçudo, pô, é isso aí, valeu.”
Em entrevista em Pernambuco na qual tenta explicar por que chamou nordestino de “pau de arara”. Em 8 de fevereiro de 2022.
“Dentre os (ou aqueles) governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara.”
Declaração dada no início de café da manhã com jornalistas de veículos estrangeiros. Em 19 de julho de 2019.
“Só tá faltando crescer um pouquinho a cabeça.”
Bolsonaro em resposta ao deputado Cláudio Cajado (BA) sobre o aumento da frequência de suas viagens ao Nordeste. Em 5 de agosto de 2019.
“Acho que foi primeiro estado que tivemos grande recepção em aeroporto. Tudo começou por aí, se não me engano, um dos grandes articuladores disso acho que foi Alex Ceará, um cara cabeçudo. Se bem que chamar cearense de cabeçudo você não consegue identificar ninguém, lá todo mundo é cabeçudo.”
Bolsonaro em live, em janeiro de 2020.
“A única coisa boa do Maranhão é o presídio de Pedrinhas. É só você não estuprar, não sequestrar, não praticar latrocínio que tu não vai [sic] para lá. Vai dar vida boa para aqueles canalhas?”,
Bolsonaro, em entrevista na Câmara, em 2014, quando era deputado.
“Você tem algum parente pau-de-arara?”, perguntou Bolsonaro a Tarcísio de Freitas durante live. Quando o então ministro respondeu que tem família no Piauí e no Rio Grande do Norte, o presidente disse: “Com esta cabeça aí, tu não nega, não”.
Em live com o então ministro da Infraestrutura em 2019.
“O voto do idiota, o voto do idiota é comprado com Bolsa Família. Se você for no Nordeste, você não consegue uma pessoa para trabalhar na tua casa. Você vê meninas no Nordeste, batem a mão na barriga, grávidas, e falam o seguinte. Esse aqui vai ser uma geladeira, esse aqui vai ser uma máquina de lavar, e não querem trabalhar. Aqui, ó!”
Bolsonaro, quando era deputado
“Um deles é cearense, um cabeçudo aqui do meu lado também. Porra, eu acho que o estômago é maior do que a cabeça dele. Imaginou como ele come, né?”
Em live, quando era deputado, com Olavo de Carvalho
Veja algumas reações nas redes sociais às falas do presidente:
Inauguração da transposição?! Fala sério!
Até os peixes do rio São Francisco sabem que Bolsonaro ODEIA o Nordeste e não tem pudor de espalhar todo tipo de mentira e preconceito.
Duvida? Então confira no vídeo abaixo. pic.twitter.com/lgjELhF59u
Hoje é dia do nordestino e passo pra lembrar que Bolsonaro odeia o Nordestepic.twitter.com/DchhAZB9HA
— George Marques