Congresso da Contag reafirma unidade do Sistema Confederativo
Unidade e força foram alguns dos sentimentos expressados pelos delegados e delegadas presentes no último dia do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14º CNTTR)
Publicado: 03 Abril, 2025 - 17h15
Escrito por: Malu Souza/Contag

Unidade, força e compromisso foram alguns dos sentimentos expressados pelos delegados e delegadas presentes no terceiro e último dia do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14º CNTTR), em Luziânia/GO. As cerca de duas mil pessoas do Brasil inteiro, reunidas, reafirmaram a unidade do Sistema Confederativo, composto pelos Sindicatos, Federações e CONTAG, durante a plenária que aprovou resoluções e moções importantes que irão compor os Anais do 14º CNTTR.
Para a coordenadora Estadual de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG-RS), Lérida Pivoto Pavanelo, “temos que fortalecer cada vez mais o nosso movimento sindical, no sentido de dar as mãos, nos valorizar e empoderar. A cidade precisa conhecer o meio rural e nos ajudar pelo tanto que a agricultura familiar representa na alimentação da população brasileira. E, para isso, nós precisamos, sim, estar de mãos unidas para não dividir esse grande movimento.”
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), Vilson Luiz da Silva, destacou que “estamos vivendo um momento ímpar, de muita responsabilidade, comprometimento, sobretudo, de afirmação da importância do movimento sindical da agricultura familiar brasileira. Este é o momento de nos unir cada vez mais enquanto Sindicatos, Federações e Confederação espalhados pelo Brasil inteiro.”
A presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (FETAGRI-PA), Ângela Lopes de Jesus, explicou que “estamos aqui desde terça-feira fazendo esses dias um momento democrático e importantíssimo para as nossas vidas no campo, na floresta e nas águas. Nós, enquanto movimento sindical, temos o papel fundamental na organização da classe trabalhadora, lutando por direitos e políticas públicas.”
O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (FETAG-AL), Givaldo Teles, compartilhou que “nestes dias de Congresso, nós estamos fortalecendo a nossa luta, a unidade no campo rural e as nossas centrais sindicais. Nós defendemos, acima de tudo, o avanço da construção conjunta de propostas.”
Este momento, que finalizou o 14º Congresso da CONTAG, foi importante para discutir e olhar para o atual cenário do movimento sindical de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e centrar forças no seu fortalecimento. Nesses três dias, foram abordados temas centrais, como a defesa da democracia, o fortalecimento da organização sindical, enfrentamento à crise climática e combate à desinformação.
A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, compartilhou que “o nosso Brasil é diverso, lindo e produz comida para o mundo inteiro e, como tal, precisamos de uma agricultura familiar cada vez mais forte. Este é o momento de nos unir e somar forças para lutar pelo o futuro que queremos. Por um Movimento Sindical fortalecido e Agricultura Familiar valorizada!”
E como finalizou o presidente da CONTAG, Aristides Santos, “viva o agricultor e agricultora familiar do Brasil. Viva a CUT! Viva a CTB! Viva a unidade da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares!”
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG