• Kwai
MENU

Conheça a programação do FSM2018

Governo da Bahia confirma apoio total ao FSM2018 a dirigentes da CUT

Publicado: 05 Fevereiro, 2018 - 13h12 | Última modificação: 06 Março, 2018 - 19h32

Escrito por: CUT Nacional, com apoio do GT de comunicação do FSM2018

João Ramos
notice

Está pronta a programação da 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) 2018, que será realizado entre os dias 13 a 17 de março, em Salvador. O tema central é “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência”. E o slogan “Resistir é criar, resistir é transformar” indica que o este será um evento de resistência contra os retrocessos, a retirada de direitos e os ataques à democracia que começaram com o golpe que destituiu a presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff, em 2016. 

BANNER
 

Na última sexta-feira (2), o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner, confirmou o apoio do governo estadual ao FSM2018. Ele recebeu membros da organização do evento e do grupo facilitador do Fórum Social Mundial, entre eles Vagner Freitas, presidente da CUT; Sérgio Nobre, secretário-Geral da Central; Jonas Paulo, coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes); Rogério Pantoja, diretor executivo da CUT; Anne Senna, da CUT-BA e UNISOL BA; e Paulo de Tarso Coordenador da Confederação Nacional dos Urbanitários.

Confira a programação do FSM2018

13 de Março de 2018
 
11h:  Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018
15h:  Marcha de Abertura – Resistir é Criar, Resistir é Transformar
19h: Show/Atividades Político-culturais
 
14 de Março de 2018

9h: Atividades de Convergências
14h30: Atividades Autogestionadas
17h: Atividades Autogestionadas
19h30: Atividades Político-culturais
 
15 de Março de 2018

9h: Atividades de Convergências
14h30: Atividades Autogestionadas
17h; Atividades Autogestionadas
19h30: Atividades Político-culturais
 
16 de Março de 2018

9h: Assembleia Mundial das Mulheres
11h: Reunião das Relatorias
11h: Atividades Autogestionadas
14h30: Atividades Autogestionadas
15h: Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências
17h: Atividades Autogestionadas
20h: Ato Político-cultural Rumo ao FAMA
 
17 de Março de 2018

8h30: Ágora dos Futuros (Agenda de Ações Pós-Fóruns)
9h: Atividades Autogestionadas
11h: Atividades Autogestionadas
12h: Cortejo Cultural
14h30: Atividades Autogestionadas
17h: Atividades Autogestionadas
14h às 18h: Reunião do Conselho Internacional do FSM

18 de Março de 2018

9h às 18h: Reunião do Conselho Internacional do FSM
18h: Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018
 
Saiba o que é cada atividade
 

Atividades de Convergências
 
São atividades autogestionadas com características específicas, que acontecerão preferencialmente no período da manhã. Deverão promover o diálogo entre diferentes lutas em torno de causas comuns. O intuito é favorecer a construção de convergências e ampliar a potência das resistências. 

A orientação é que sejam realizadas por uma articulação de organizações e movimentos que englobem pelo menos três lutas ou causas, com participação de lideranças de pelo menos 3 países. 

Estas atividades poderão produzir propostas de incidência pós-FSM. Neste caso, deverão ser levadas para a Reunião de Relatorias e, posteriormente, para a Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências e/ou para a Ágora dos Futuros.
 
Atividades Autogestionadas
 
As atividades autogestionadas devem dialogar com um ou mais temas do FSM 2018, sendo realizadas sob inteira responsabilidade de seus proponentes. Trata-se de oficinas, seminários, conferências, debates, apresentações culturais, rodas de diálogos, etc. Essas atividades poderão ser organizadas de maneira a produzirem propostas de incidência pós-FSM, na perspectiva de fortalecerem resistências. Neste caso as propostas deverão ser levadas para a Reunião de Relatorias e, posteriormente, para a Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências e/ou para a Ágora dos Futuros.
 
Assembleia Mundial das Mulheres
 
Momento especialmente dedicado à ampliação da visibilidade e da potência das lutas dos movimentos de mulheres. Atendendo às reivindicações destes movimentos e reconhecendo a urgência do respeito aos direitos das mulheres no mundo. Nesta edição do FSM, nenhuma outra atividade será inscrita nesta mesma manhã para que todas as mulheres presentes no Fórum possam estar presentes.
 
Reunião das Relatorias
 
A Reunião de Relatorias será um espaço onde os documentos elaborados nas diferentes atividades autogestionadas do FSM serão sistematizados e encaminhadas para a Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências.
 
Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências
 
Nesta Assembleia serão compartilhados os documentos produzidos nas atividades autogestionadas e sistematizados na Reunião de Relatorias, para validação ou aprimoramento.
 
Ato Político-cultural Rumo ao FAMA
 
Ato com o objetivo de ampliar a visibilidade e fortalecer a incidência do Fórum Alternativo Mundial da Água, que será realizado em Brasília, nos dias seguintes ao FSM 2018.
 
Ágora dos Futuros (Agenda de Ações Pós Fóruns)
 
Diferente das propostas de incidência pós-Fórum, que serão sistematizadas e apresentadas na Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências, na Ágora dos Futuros as propostas serão compartilhadas livremente, por meio de rodas de diálogo, cartazes, manifestações artísticas, etc. Será um espaço dedicado à construção de alianças para fortalecer as resistências.
 
Cortejo Cultural
 
Encerramento simbólico do FSM 2018 que levará para as ruas uma grande caminhada com manifestações culturais de todo o mundo.
 
GT de comunicação do FSM