Escrito por: Redação RBA
Documentário aborda o controle social de um dos maiores programas públicos de saúde do mundo frente à maior crise sanitária da história
A defesa do modelo de saúde pública universal do Sistema Único de Saúde (SUS) é ainda mais necessária durante uma pandemia como a da Covid-19, que já dura mais de dois anos, e que segue causando grande sofrimento à população no Brasil. Por essa razão, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai lançar, virtualmente, o documentário Se não fosse o SUS…, que aborda olhares e relatos sobre o controle social e a saúde pública no enfrentamento à pandemia.
A exibição será aberta, pelo Facebook e Youtube do Conselho do Conselho Nacional de Saúde.
O filme registra e analisa a crise sanitária a partir de cenas em unidades básicas e territórios, com testemunhos de trabalhadores, usuários e integrantes de conselhos de Saúde. O negacionismo e a falta de ação e coordenação central seguem provocando o adoecimento e a perda de vidas.O controle social no SUS atuando em todas as localidades do país é a garantia da manutenção e do aperfeiçoamento das políticas públicas, como reforça o documentário. O material reúne uma série de entrevistas com autoridades, especialistas e ativistas, sendo um registro histórico da importante atuação do CNS e da rede de conselhos ante a maior crise sanitária brasileira dos últimos tempos.