Escrito por: Redação CUT
A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) elaborou um guia sobre segurança sanitária que tem regra até para quem vai a manifestações. Confira
Para tentar evitar a disseminação do novo coronavírus e o adoecimento de mais brasileiros, a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) elaborou um guia sanitário com nove medidas de segurança que devem ser observadas por todos aqueles que participarm protestos de rua, como o marcado para o próximo sábado, dia 19.
Confira as regras e vá às ruas seguro:
1. As manifestações devem ser feitas SEMPRE em local aberto e bem ventilado
2. Manter distanciamento de 2 metros entre manifestantes.
3. Uso de máscara deve ser obrigatório, de preferência, PFF2/N95 ou máscara cirúrgica embaixo da máscara de pano. Sempre bem ajustadas no rosto, sem vazamentos.
4. Recomendamos aos movimentos que puxam as manifestações que forneçam máscaras adequadas àqueles que não possuem.
5. Muito importante pensar no deslocamento até o ato. Preferir transportes com janelas abertas e usar máscara o tempo todo.
6. Não deve haver abraços ou beijos. Evitar compartilhar objetos pessoais, água e alimentos.
7. Lavar as mãos ou *utilizar álcool em gel sempre que for tocar nos olhos, boca, nariz ou na máscara*.
8. Leve máscaras extras para outras pessoas que necessitam.
9. Não devem participar as pessoas com sintoma suspeito de Covid-19 ou teste positivo, ou ainda que tiveram contato com pessoas com sintomas ou teste positivo.
Exemplos de sintomas: Tosse, Febre, Cansaço, Dor de cabeça, Coriza, Congestão nasal, Dor de garganta, Perda de olfato ou paladar, Falta de ar e Diarreia.
O guia de segurança sanitária chama atenção para o deslocamento até o local do ato. A preferência é por transportes bem ventilados e o uso da máscara é indispensável no trajeto.
Como em qualquer ocasião durante a pandemia, não deve haver beijos e abraços. Objetos pessoais, alimentos e bebidas não devem ser compartilhados.