Escrito por: Malu Souza / Comunicação CONTAG

CONTAG reafirma a importância da valorização da agricultura familiar

Agricultores e agricultoras familiares de todo o Brasil estarão reunidos durante o 14º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR)

CONTAG

Na próxima semana, dos dias 01 a 03 de abril de 2025, no Instituto José Calixto (CTE/CNTI), em Luziânia/GO, agricultores e agricultoras familiares de todo o Brasil estarão reunidos durante o 14º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR).

Com o lema "Movimento Sindical fortalecido e Agricultura Familiar valorizada", o evento reunirá aproximadamente 2 mil pessoas, entre delegados, delegadas e convidados(as), e será realizado com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Realizado a cada quatro anos, o Congresso da CONTAG é a maior instância deliberativa e um importante momento de debate. Nele, reafirmamos a importância de um movimento sindical forte e atuante, que trabalhe junto ao poder público para assegurar políticas efetivas para a agricultura familiar”, compartilhou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

A programação do evento contará com uma abertura política; Análise de Conjuntura sobre os Desafios para Agricultura Familiar e o MSTTR: o presente e as perspectivas para o futuro; discussão em Comissões Temáticas; entre outros momentos importantes de debate e deliberação.

Ciente da relevância da agricultura familiar para a segurança alimentar, a sustentabilidade econômica e a formulação de políticas públicas para o campo e a cidade, o Sistema Confederativo CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG) debaterá temas estratégicos em nove Comissões Temáticas.

Além disso, o Congresso também abordará questões centrais como a defesa da democracia, fortalecimento da organização sindical, enfrentamento à crise climática e combate à desinformação.

“A nossa expectativa é que, durante esses três dias, nós poderemos definir estratégias de luta e deliberações congressuais para fortalecer no nosso Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG) para garantir direitos, políticas públicas e condições dignas de vida e trabalho para quem realmente alimenta o Brasil”, finalizou o presidente Aristides.

Confira aqui a programação completa