Contraf Brasil comemora Dia da Agricultura Familiar com festival e workshops

Até o dia 28, os agricultores familiares da Contraf Brasil estarão reunidos em Brasília no Festival “Cultivando Sabores, Saberes e Tradições”. Contag lança 4º Anuário da Agricultura Familiar

Publicado: 25 Julho, 2024 - 11h30 | Última modificação: 30 Julho, 2024 - 09h43

Escrito por: Contraf Brasil | Editado por: CUT Nacional

Tomaz Silva/ EBC

No dia 25 de Julho é celebrado o Dia Internacional da Agricultura Familiar. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) após debates promovidos em 2014 pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar, e visa estimular na sociedade a conscientização da importância dessa categoria do campo.

Modelo predominante de produção de alimentos até mesmo em países desenvolvidos, a agricultura familiar é um importante pilar para o segmento a nível mundial. Por tamanha relevância, em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou o setor como principal tema de debates do ano. No Brasil, são eles (pequenos agricultores) os principais responsáveis pelo comida que chega diariamente à mesa das famílias brasileiras, respondendo por 70% do que é consumido.

Segundo dados de 2018 do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 4,4 milhões de famílias agricultoras, o que correspondem a 84% dos estabelecimentos agropecuários do país. Conforme a Lei nº 11.326/2006, são considerados agricultores familiares aqueles que praticam atividades no meio rural, possuem área de até quatro módulos fiscais, mão de obra da própria da família e renda vinculada ao próprio estabelecimento e gerenciamento do estabelecimento ou empreendimento por parentes. Também entram nesta classificação silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária.

Para celebrar a data, a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf Brasil), está promovendo até o próximo domingo (28), a Feira “Cultivando Sabores, Saberes e Tradições”, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília.

Confira a programação

De 25 a 27 (quinta a sábado) - Feira aberta ao público das 15 às 22 horas com shows e pratos típicos das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Workshop e palestras, a partir das 10 horas, durante os três dias.

Degustação de pratos típicos que valorizam a riqueza da nossa terra.

Encontro com produtores locais e troca de experiências.

Dia 28 (domingo) - despedida e últimas orientações. Evento fechado.