Coper Diadema
Publicado: 11 Abril, 2007 - 11h58
Escrito por: Trabalhadores são surpreendidos com demissões e fechamento da fábrica
Na manhã desta quarta-feira (11/4) os trabalhadores (as) da Indústria Cosmética Coper Ltda. foram surpreendidos no início da jornada de trabalho por um chamado do Departamento de Recursos Humanos: tratava-se do anúncio da demissão de todos os 199 trabalhadores(as) e o fechamento da unidade de Diadema.
Segundo o diretor do Sindicato dos Químicos do ABC, Raimundo Souza Suzart, tal atitude quebra o compromisso acordado oficialmente com o Sindicato em 28 de fevereiro passado, garantindo a permanência da unidade no ABC e término das demissões. O acordo foi negociado porque a empresa alegou a necessidade de fazer uma reestruturação produtiva e reduzir 136 postos de trabalho, o que aconteceu no início de março.
A Coper está entre as empresas compradas pelo Grupo Bertin (o maior exportador de carne industrializada e couro do Brasil, sediado em Lins, empresa de capital inteiramente nacional). E a terceira fábrica fechada pelo Grupo no ABC, antecida pelo fechamento da Dogal (setor de plásticos, sediada em SBC) e da Karina (cosméticos) em Diadema.
Neste momento, os trabalhadores (as) estão dentro da fábrica e os diretores do Sindicato estão tentando marcar uma reunião urgente com o dono da empresa.
Mais informações podem ser obtidas diretamente pelos diretores Raimundo Souza Suzart Lima (cel. 11 9941 0382) ou Rubens Oliveira do Nascimento (cel. 11 9941 7448, que estão no local. A Coper fica na av. Prestes Maia nº 792 - Jardim das Nações Unidas - em Diadema. Tel. 4055 4000.