MENU

Coronavírus: Pará decreta mais rigidez contra aglomerações nos bancos

Sindicato critica a falta de diálogo do Governo com os bancários, que ficaram ainda mais expostos ao coronavírus, dentro e fora das agências

Publicado: 08 Abril, 2020 - 16h54

Escrito por: Redação CUT

Valter Campanato/Agência Brasil
notice

Após várias tentativas de reunir com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), para definir medidas mais eficazes de prevenção ao coronavírus nas agências bancárias, o chefe do executivo assinou ontem (6) o Decreto 609/2020, publicado no Diário Oficial do Estado, revisando as regras de enfrentamento à Covid-19 estabelecidas no mês passado.

Uma das medidas obriga os bancos e lotéricas a disponibilizarem máscaras ou alternativa de higienização para clientes. Passando a ser permitido nestes locais somente pessoas com uso de máscaras.

Também nas agências bancárias e lotéricas, a área externa onde se formam filas deverá ser sinalizada, obedecendo à distância de um metro entre as pessoas que estejam com máscaras, e 1,5 m entre pessoas sem máscaras.

(foto) Banpará Castanheira no período de pagamento dos servidores públicos também mostra a gravidade de se ter bancos lotados durante a pandemia do coronavírus

“É preciso destacar que o estado está transferindo para as instituições financeiras uma responsabilidade que é dele, o de oferecer equipamentos de proteção individual, os EPIs, para a população, embora o Sindicato defenda que os bancos também contribuam com isso. No decreto, o governador expõe ainda mais os trabalhadores e as trabalhadoras dos bancos, pois, quem organizará a fila fora da agência? Provavelmente será um trabalhador ou trabalhadora da agência bancária. Antes de publicar qualquer medida que envolva os bancários e bancárias, o governador deveria receber o sindicato para debater tais medidas”, ressalta o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

Advertência e multa

Em caso de descumprimento das normas por estabelecimentos, Helder Barbalho ressaltou que serão, primeiramente, advertidos. E se houver reincidência, será aplicada multa diária, que pode chegar a R$ 50 mil.

Quadro epidemiológico

No Pará, os números atualizados revelam uma elevação no quadro de contaminação pelo novo coronavírus. O boletim divulgado nesta terça-feira (7) às 18h30 informava 154 casos confirmados, duas são bancárias da Caixa.

Fonte: Bancários PA, com Agência Pará