Coronavírus paralisa exportação de peças e fábricas brasileiras começam a parar
Até 30 mil trabalhadores do setor de tecnologia serão afetados por baixa produção industrial
Publicado: 28 Fevereiro, 2020 - 16h57 | Última modificação: 28 Fevereiro, 2020 - 16h59
Escrito por: Revista Fórum
A paralisação de fábricas chinesas por conta do Coronavírus já afeta a produção brasileira. A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) calcula que, com a importação de peças prejudicada, 20 a 30 mil funcionários de empresas de tecnologia da informação no Brasil devem ter a rotina de trabalho alterada, com redução de jornada e férias coletivas.
A associação também prevê que a produção do primeiro trimestre deverá ficar 22% abaixo do que foi projetado por conta do coronavírus. A pesquisa foi feita com 50 empresas do setor.
“A situação é muito grave, não temos como buscar o suprimento em outro país”, afirma Humberto Barbato, presidente da Abinee, em entrevista ao Estado de S.Paulo. Na semana passada, 57% das empresas já apresentavam problemas, 4% operavam com paralisação parcial e 15% planejavam paradas parciais.
A coreana LG é um exemplo de empresa que foi afetada pelo caos na China. A empresa protocolou no Sindicato de Metalúrgicos de Taubaté (SP) aviso de férias coletivas para o período de 2 a 12 de março para 330 funcionários da linha de celulares, onde estão alocados 450 trabalhadores.