CUT Acre dá início aos congressos estaduais rumo ao 14º CONCUT

Encontro estadual terá participação do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho

Publicado: 20 Julho, 2023 - 12h53 | Última modificação: 20 Julho, 2023 - 13h50

Escrito por: Luiz Carvalho | Editado por: Rosely Rocha

Roberto Parizotti
Congresos estaduais acontecerão em todo país antes do CONCUT

O 14º Congresso Estadual da CUT Acre (CECUT-AC), que será realizado nesta quinta-feira (20), abre a série de encontros locais realizados pelas estaduais da Central com o objetivo de organizar as estratégias de luta para enfrentar os desafios dos próximos quatro anos.

Os encontros também definem as novas direções e elegem os delegados e delegadas que participarão do 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo.

A programação do CECUT-AC inclui a participação da vice-presidenta da CUT Nacional, Juvândia Moreira, e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que falará sobre mercado de trabalho e a geração de renda. Veja programação completa abaixo.

O presidente da CUT-AC, Edimar Batistela, destaca o cenário em que os CECUTs ocorrem e a importância da unidade da classe trabalhadora para avançar em conquistas após o fim do governo do ex-presidente, hoje inelegível, Jair Bolsonaro (PL).

“Foram mais de quatro anos resistindo a um governo que tentou destruir os direitos trabalhistas. O momento é de unir os movimentos sindical e sociais em busca de avançarmos em nossos direitos, fortalecer nossa central e os sindicatos”, aponta Edimar.

Para a secretária-geral da estadual no Acre, Lisiane de Araújo Pedrosa, o momento é de unificação e levar ao encontro toda a base “para discutir formas de ampliar a luta contra as forças conservadoras que elegem a classe trabalhadora como inimiga”.

“Esperamos a organização dos trabalhadores e trabalhadoras dentro do nosso comitê de luta, das nossas brigadas digitais, trazendo a base de formais e informais para que possamos ampliar a luta e a resistência da CUT”, apontou.

Além do CECUT-AC, em julho, serão realizados os congressos da CUT Mato Grosso (21 a 23), CUT Amazonas (22 e 23), CUT Rondônia (26 a 28), CUT Ceará (28 a 30), CUT Maranhão (28 a 30) e CUT Paraná (28 a 30).

Para conhecer o calendário completo acesse: 14concut.cut.org.br/

40 anos de luta

Com o tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, o 14º CONCUT marca os 40 anos da maior central sindical da América Latina em meio a um cenário desafiador para a classe trabalhadora que tem discutido a retomada das políticas para a indústria, a regulação do mercado para os trabalhadores e trabalhadoras por aplicativo e a revisão da política ambiental com foco em uma transição justa e igualitária.

Da mesma forma que ocorre nas estaduais, o encontro nacional também elegerá a nova direção que comandará a entidade entre 2023 e 2027.

Confira a programação completa do 14º CECUT ACRE

8h – Inicio do Credenciamento dos delegados e delegadas titulares e convidados
8h30 – Abertura do 14º CECUT-AC
10h0 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno
10h30 – Apresentação do Programa de Formação de Formadores e Formadoras e Proposta de ação da formação sindical para a CUT-AC
14h – Fim do credenciamento dos/as delegados/as titulares e inicio do credenciamento de suplentes

14h – Análise de Conjuntura e os desafios para a classe trabalhadora Nacional
Juvândia Moreira/Vice-presidenta da CUT Nacional e Presidenta da CONTRAF-CUT
Deputado estadual Sibá Machado (ex-presidente da CUT-AC, ex-senador da República e ex-deputado federal).

Exposição sobre Mercado de Trabalho, Geração de Emprego e Renda
Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho