CUT apoia candidaturas de suas entidades filiadas para Comitês da EBC
Eleição para importantes espaços dentro da comunicação pública acontece até o dia 28. Saiba quem, como e porque participar do processo de escolha
Publicado: 26 Novembro, 2024 - 14h52 | Última modificação: 26 Novembro, 2024 - 16h45
Escrito por: Redação CUT
Sindicalistas de entidades de entidades filiadas à CUT estão participando do processo eletivo de dois importantes espaços da comunicação pública. São eles o Comitês Editorial e de Programação (Comep), e o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). As eleições seguem até o dia 28 de novembro e pode votar qualquer cidadão brasileiro, maior de 18 anos, que esteja registrado no gov.br.
“É fundamental para a CUT ocupar esses espaços que têm influência direta em como a comunicação pública deve ser – democrática, participativa e de interesse da sociedade brasileira. É inserir o olhar e as demandas da classe trabalhadora na forma como se faz comunicação”, diz Maria Aparecida Faria, secretária de Comunicação da CUT.
Ela lembra ainda que em um passado recente, houve um desmonte da participação popular em conselhos federais e o retorno desse processo significa a retomada da participação democrática da sociedade em espaços dessa natureza.
Participam das eleições dirigentes ligados à CUT. Na chapa para o CPADI estão:
- Isaias Dias (titular), o membro do Coletivo de Pessoas com Deficiência da CUT e Karem Resende (Suplente), representante dos trabalhadores e trabalhadoras com deficiência da CUT Santa Catarina.
Além deles, concorrem também representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) para o segmento de Entidades da Sociedade Civil de defesa do Direito à Comunicação, nos dois comitês.
Ambos compõem a chapa formada pelo Fórum Nacional pela Democratização de Comunicação (FNDC). Além deles, pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), concorrem outros dirigentes. Veja abaixo quem são.
Para o Comep, são duas chapas de candidatos:
- Valdice Gomes (titular), secretária de Gênero, Raça e Etnia, e Rafael Mesquita (suplente), secretário de Mobilização da FENAJ.
- Moacy Neves (titular), primeiro secretário, e Samira de Castro (suplente), presidenta da FENAJ.
Já para o CPADI, a chapa é composta por Samira de Castro (titular) e Moacy Neves (suplente).
Além disso, os Sindicatos dos Jornalistas do Distrito Federal (SJDF) e de São Paulo (SJSP), com o apoio da FENAJ, apresentaram uma candidatura unificada para a vaga de representação sindical no CPADI, com Cibele Tenório (SJDF) e Márcio Garoni (SJSP) como candidatos.
Votação
A votação é aberta a todos os cidadãos brasileiros, que podem participar por meio da plataforma Brasil Participativo. Veja o passo a passo.
PASSO A PASSO
1 - Entrar na página inicial: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/participacaosocialcomunicacaopublica
2 - Logar no canto superior direito com sua senha Gov.BR
3- São duas votações abertas: CPADI e COMEP. Basta abrir a primeira e marcar o voto. Após esse passo, é preciso voltar à página inicial do Sinpas (Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública) clicando na ‘casinha’ (Home) para abrir a próxima votação.
No Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi) é possível votar em três categorias:
- Organizações gerais da sociedade civil (CPD): Titular - Isaias Dias / Suplente - Karem Resende;
- Emissoras públicas da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP): Titular - Marília de Almeida e Almeida Cândido / Suplente - Thiago Moreira de Oliveira
- Entidades sindicais de radialistas ou jornalistas: Titular - Elisabeth Vilela da Costa / Suplente - Verginia Dirami Berriel.
No Comitê Editorial e de Programação (Comep) só é possível escolher uma chapa entre todas as entidades de qualquer categoria.
Comep
A finalidade do Comep é promover a participação da sociedade civil no acompanhamento da aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão, observada a pluralidade da sociedade brasileira, conforme Decreto nº 12.005, de 23 de abril de 2024. Esse comitê será formado por 11 membros e 11 suplentes, que representarão 11 segmentos: 1) emissoras públicas de rádio e televisão; 2) cursos superiores de Comunicação Social; 3) setor audiovisual independente; 4) veículos legislativos de comunicação; 5) comunidade cultural; 6) comunidade científica e tecnológica; 7) entidades de defesa dos direitos das crianças e adolescentes; 8) entidades de defesa dos direitos humanos e das minorias; 9) entidades da sociedade civil de defesa do direito à Comunicação; 10) cursos superiores de Educação e 11) um empregado da EBC).
Cpadi
Entre as funções do Cpadi está o acompanhamento das diretrizes da programação veiculada pelas emissoras de comunicação pública operadas pela EBC no que tange à participação social, diversidade social, cultural, regional e étnica. O comitê observará a pluralidade de ideias na abordagem dos fatos, na perspectiva da observância dos princípios de promoção da cultura nacional, pluralidade de fontes de conteúdo, estímulo à produção regional e à produção independente, além de suas finalidades educativas, artísticas, cultural, científica, informativa e promotora da cidadania.
Com apoio da Fenaj e o FNDC