Escrito por: Leonardo Severo

CUT-Brasil e CUT-A Paraguai realizam Seminário em Assunção

Encontro debaterá "impacto dos golpes nos direitos dos trabalhadores"

Py
Trabalhadores paraguaios tomam as ruas contra o golpe parlamentar

"Os golpes no Brasil e no Paraguai e seus impactos nos direitos da classe trabalhadora" serão tema do seminário que acontecerá em Assunção no próximo dia 10 de agosto. Organizado pela Central Unitária de Trabalhadores Autêntica (CUT-A Paraguai), com apoio da Central Única dos Trabalhadores, o evento reunirá lideranças sindicais e políticas para debater ações comuns de enfrentamento ao retrocesso neoliberal imposto aos dois países pelos desgovernos de Horacio Cartes e Michel Temer.

“No caso do Brasil, ao mesmo tempo em que investe contra salários e direitos, o governo golpista tem buscado criminalizar a ação do movimento sindical e social, na tentativa de inviabilizar a capacidade de resistência aos seus inumeráveis desmandos”, declarou o secretário de Relações Internacionais da CUT, Antonio Lisboa, que representará a entidade no seminário. Lisboa também condenou as ações do governo interino contra a integração latino-americana e sublinhou acreditar que a “parceria com a CUT-A também potencializará ações em defesa da soberania dos nossos países, fortalecendo os laços que nos irmanam contra administrações que atuam como marionetes do grande capital”.

“Para nós, a sintonia com as lutas do sindicalismo brasileiro e, particularmente, com a experiência cutista, é de suma importância para levar à frente uma agenda de mobilização em defesa de melhores salários e maiores direitos”, declarou o presidente da CUT-A, Bernardo Rojas. Segundo o dirigente paraguaio, os golpes recentes impuseram aos dois países uma agenda regressiva, que alavancou os lucros das grandes empresas com base na superexploração da mão de obra e no corte de recursos do orçamento para as áreas sociais. “Empenhados em reverter este quadro, estamos nos somando, fortalecendo a formação e a integração dos dirigentes de ambos países”, frisou.

Veja abaixo o vídeo da greve geral dos trabalhadores paraguaios, ocorrida nos dias 21 e 22 de dezembro de 2015.