CUT debate propostas para ampliar participação social frente à crise do clima

Reunião organizada pelo Coletivo Nacional de Meio Ambiente reuniu representantes da entidade em 15 estados no dia 5 de setembro, Dia da Amazônia

Publicado: 11 Setembro, 2024 - 15h15

Escrito por: Bruna Provazi

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Na quinta-feira, 5 de setembro, data em que foi comemorado o Dia da Amazônia, o Coletivo Nacional de Meio Ambiente da CUT se reuniu virtualmente para debater eleições municipais e participação social frente à crise climática. Participaram do encontro cerca de 25 representantes da CUT em 15 estados do Brasil.

A atividade iniciou com uma análise de conjuntura eleitoral, com o convidado Carlos Henrique Árabe, diretor da Fundação Perseu Abramo. Árabe comentou a influência da política nacional nas eleições municipais e o cenário nos 30 dias que antecedem a votação.

Em seguida, foi debatido o tema “Eleições Municipais e Transição Justa: uma resposta à crise climática”, com o convidado Sandino Lamarca, ex-Diretor de Projetos da Secretaria de Meio Ambiente de Serra Talhada (PE) e do Instituto Nosso Clima. Ele abordou os impactos que a mudança do clima já vem ocasionando na vida das pessoas e na biodiversidade e apresentou o Plano de Ação Climática desenvolvido pelo Instituto Nosso Clima. Considerando que este é um ano de eleições municipais, Sandino defendeu a urgência de pautar a construção de Planos de Ação para as situações de emergência climática nas cidades.

Rosalina Amorim, Secretária de Meio Ambiente da CUT, destacou a importância da atuação local a partir de sindicatos e entidades, a fim de incidir em uma mudança significativa. Sandino reforçou a necessidade do trabalho de base a partir de conselhos, comitês e coletivos, com participação da sociedade civil, em diálogo com prefeituras, poder público e privado. Por fim, lembrou que “a luta pelo clima também é uma luta de classes”.

Paulinho Oliveira, Diretor de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, apresentou um panorama sobre a Conferência Nacional do Meio Ambiente, neste contexto de retomada após o desmonte das políticas sociais ocorridas no governo Bolsonaro. Paulinho explicou o funcionamento do processo de organização e participação nas diversas etapas das conferências.

Para dar continuidade às ações da CUT frente à crise do clima nos estados, o Coletivo Nacional de Meio Ambiente definiu uma agenda mensal de reuniões online. Esses encontros também cumprem papel formativo para a entidade.

Para saber mais sobre as conferências, acesse a plataforma Brasil Participativo.