CUT e movimentos populares realizam 1º de Maio de luta
Em defesa dos direitos, da democracia, da Petrobrás e da reforma política
Publicado: 27 Abril, 2015 - 10h15 | Última modificação: 30 Abril, 2015 - 18h08
Escrito por: CUT SP
Em defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia, da Petrobras e da reforma política, centrais sindicais e movimentos populares do campo e da cidade se unem no próximo 1º de Maio, Dia do Trabalhador (a), que será comemorado em evento a partir das 10h, no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista. Haverá ato ecumênico, ato político-cultural e programação de shows (saiba mais clicando aqui).
Entre as cerca de 30 entidades engajadas neste 1º de Maio, estão as centrais CUT, CTB e Intersindical, além de organizações dos movimentos sociais e estudantil: Central dos Movimentos Populares (CMP), Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Marcha Mundial de Mulheres, Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e União Nacional dos Estudantes (UNE).
As entidades assinam conjuntamente o conteúdo abaixo, no qual ressaltam o respeito aos direitos trabalhistas e à democracia, entre outras reivindicações.
Em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora, da Democracia, da Petrobrás e da Reforma Política
O 1º de Maio é um dia de luta por ampliação de direitos da classe trabalhadora e de reflexão sobre os direitos conquistados por trabalhador/as de todo o mundo. A história que se tem registro começa em 1886, quando trabalhadores de Chicago (EUA) fizeram uma greve geral para reivindicar redução da jornada de trabalho de até mais de 16 horas diárias para 8 horas. A polícia entrou em confronto. Dezenas de manifestantes foram feridos e alguns mortos. Anos depois, vários países reconheceram a data como feriado, entre eles, o Brasil, a partir de 1925.
Em 2015, neste Dia 1º de Maio, nós trabalhadores/as estamos nas ruas, reivindicando respeito aos direitos duramente conquistados e por sua ampliação.
Em defesa dos direitos, contra o ajuste fiscal: Continuaremos a pressão contra a aprovação do PL 4330, que retira direitos de todos/as os/as trabalhadores/as ao permitir a terceirização sem limites, em todas as funções de qualquer empresa e setor. Também continuaremos mobilizados contra a Medida Provisória (MP) 664, que muda as regras para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte, e contra a MP 665, que dificulta o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial. Somos contra a política de ajuste fiscal que penaliza o/a trabalhador/a, que gera desemprego e recessão. Defendemos a taxação das grandes fortunas, como primeiro passo para uma reforma tributária em nosso País.
Em defesa da democracia, contra a intolerância: Nossa luta também é pela manutenção do estado democrático de direito, contra a onda golpista em curso, que, caso vitoriosa, trará retrocessos para a classe trabalhadora, para a juventude, para as mulheres. Nossa luta é contra o preconceito de gênero, raça e etnia, crença, orientação sexual, ideologia política e outras opressões.
Corrupção se combate com o fim do financiamento empresarial de campanha: Corrupção se resolve com reforma política, com a proibição do financiamento empresarial de campanha e não com golpe de Estado. Enquanto essa forma de financiamento não for proibida, o sistema político brasileiro continuará a seguir os interesses das empresas que financiam as campanhas, e não aos interesses do povo brasileiro.
Em defesa da Petrobras e do pré-sal, patrimônios do povo: A Petrobras é do povo brasileiro e não dos patrões! Os ataques à empresa por parte do empresariado e seus representantes, contam com o apoio da grande imprensa e tem o objetivo de enfraquecer esse patrimônio brasileiro para que possam privatizá-lo e, assim, os recursos do Pré-Sal, que deveriam ser destinados à saúde e educação, iriam para a iniciativa privada, aumentando ainda mais os lucros dos patrões.
Direito não se reduz, se amplia!
Por reforma agrária, urbana, tributária e política
Entidades que assinam
Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”
CMP – Central dos Movimentos Populares
CONAM – Confederação Nacional de Associações de Moradores
CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras
Consulta Popular
CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
CUT – Central Única dos Trabalhadores
FDE - Fora do Eixo/Mídia Ninja
FETRAF – Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar
FLM – Frente de Luta por Moradia
FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Intersindical CCP
Juventude Revolução
Levante Popular da Juventude
MAB – Movimento dos Atingidos Por Barragens
MMM - Marcha Mundial das Mulheres
MPA – Movimento Pequenos Agricultores
MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
MTST –Movimento dos Trabalhadores Sem Teto
Plataforma Operaria Camponesa da Energia
Plebiscito Constituinte
UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
UBM - União Brasileira de Mulheres
UNE - União Nacional Dos Estudantes
UNEGRO – União de Negros pela Igualdade
UNMP – União Nacional por Moradia Popular
Confira as mobilizações nos Estados sobre o 1º de Maio em defesa dos direitos, da democracia, da Petrobrás e da reforma política.
São Paulo Capital
10:00 às 11:00 Ato Ecumênico – 11 às 14 Ato Político- Pame´lloza e grupo Mistura Popular
13:00 Shows de Thobias da Vai-Va e Elizete Rosa/Alceu Valença/GOG/Leci Brandão/Roppin Hood.
ABC – Jardim dos Campos
9:30 - Ato Político - A partir das 10h shows com: Neguinho da Bahia/Alex Fernandes/Roger e Robson/Bad e Afro/Almir Guineto/GOG/Edi Rock/Amigo do Pagode 90/Arlindo Cruz.
ABC- Jardim Palermo
9:30 – Ato Político – A partir das 10:30 shows com: Rubens Julian/Marcinho do Cavaco/Grupo Musical AMA ABC/Negra Li/Dexter/Dudu Nobre/Yzalú/Samprazer/Rappin Hood/Turma do Padoge.
São José dos Campos
10:00 – Abertura na Praça 1º de Maio, Novo Horizonte.
Bauru
Com o tema Educação,Trabalho e Democracia, a comemoração será das 9h às 23h, no Parque Vitória Régia, na Av. Nações Unidas - Vila Universitária. O ato político será às 10h, engajando sindicatos e movimentos sociais, além da população bauruense.
"O evento tem um caráter comemorativo, mas também é um momento de reflexão e luta sobre a pauta da classe trabalhadora brasileira", afirma o coordenador da CUT em Bauru, Francisco Wagner Monteiro.
Entre 9h e 14h, haverá ampla programação de atividades para as crianças, com brincadeiras, jogos, esportes, contação de históricas, teatro e circo.
A partir das 14h, o palco principal será aberto para shows de rock e samba rock e, simultaneamente, ocorrerá uma roda de samba comandada pelo Coletivo Samba.
Às 19h30, a banda Black Rio e Paula Lima sobem ao palco num Tributo ao Tim Maia. A programação cultural do evento é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Bauru e a unidade local do SESC (saiba mais no Blog da CUT Bauru http://migre.me/pFhz8).
Campinas
Haverá panfletagem de informativo com esclarecimentos sobre o PL 4330 e caminhada com concentração a partir das 8h, no Largo do Pará, centro de Campinas. Do local, a passeata seguirá pela R. Barão de Jaguará, Av. Benjamin Constant, Av. Francisco Glicério até o Largo da Catedral, onde ocorrerá ato político às 10h.
“É importante estarmos nas ruas neste 1º de maio, pois a conjuntura é de um Congresso conservador e que vem priorizando a agenda dos empresários com propósito de retirar direitos. Temos que organizar os trabalhadores porque a manutenção e ampliação dos direitos dependerão do nosso esforço, dedicação, empenho e nossa capacidade de mobilização”, destaca José Tavares, coordenador da Subsede CUT Campinas.
Guarulhos
Na cidade, as atividades também têm foco na reflexão sobre os impactos do PL 4330, com o intuito de esclarecer a população sobre as consequências que a proposta trará a toda a classe trabalhadora.
No dia 29/04 (quinta), às 15h, a subsede realiza análise de conjuntura com a participação de Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, e de Claudio Lembo, ex-governador de São Paulo, em encontro no Centro Municipal de Educação Adamastor, na Av. Monteiro Lobato nº 734, centro.
No dia 1º de Maio, a comemoração será das 13h às 22h, na Rua Joaquina de Jesus, no Taboão. Os shows começam às 14h e, entre as atrações, estão Art Popular, Belo, Paula Fernandes e Latino. O ato político será às 19h.
No dia 4 de maio (segunda), às 15h, a programação termina com o debate Mídia e Economia, com a presença do jornalista econômico, Luís Nassif, e do diretor da revista Brasileiros, Hélio Campos Melo, também no Centro Municipal de Educação Adamastor.
As atividades são realização da Prefeitura Municipal de Guarulhos, com apoio da CUT e outras centrais sindicais.
Osasco
A programação se inicia no dia 29/04, às 19h, com cine-debate exibindo curtas metragens nacionais no Centro Público de Economia Solidária, à Rua Dimitri Sansaud de Lavoud nº 70, Bela Vista.
No dia 1º de Maio, a partir das 8h, será realizada a corrida Desafio dos Trabalhadores, com trajeto pelas ruas de Osasco e largada em frente ao Paço Municipal, na Av. Bussocaba nº 300, Bela Vista.
"O 1º de Maio é um dia de reflexão e de luta contra a discriminação, contra a retirada de direitos e pela vida. Trabalhador e trabalhadora merecem respeito e seus direitos têm que ser preservados", pontua Valdir Fernandes, o Tafarel, coordenador da CUT em Osasco.
Ourinhos
Na região, o evento será a partir das 9h, no Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Santa Cruz do Rio Pardo e Região, à Rua Ana Powileit nº 260, Jardim Ipê, em Santa Cruz do Rio Pardo. Torneio de futebol suíço e atividades recreativas fazem parte da programação.
“O 1º de maio este ano é uma data muito especial e deve servir para refletirmos sobre os assuntos de interesse dos trabalhadores, principalmente para garantirmos o que já conquistamos e não permitir a divisão dessa classe trabalhadora. Vamos dizer não à terceirização e à precarização do trabalho!”, defende Ademir Palko, coordenador da Subsede Ourinhos.
Vale do Ribeira
Na região, a Subsede cutista promove o evento em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajati, onde se realizará ato político e shows no dia 1° de maio, a partir das 18h, na Praça Antonio Ribeiro Cunha, em Cajati.
Goiânia/Goias
8:00 - Corrida do trabalhador e Ações da Cidadania – A partir das 17 h Ato Político e logo em seguida shows com: Luiz Chaffin/Amauri Garcia/Maria Eugenia/Luiz Augusto/Negra Jane/Grupo de Catiras e Filhos de Aparecida/ Alcione.
Amapá/Macapa
Dia 28
9:00 Feira do Buritizal – às 16h Feira do Pacoval
Dia 30
8:00 - Ato Político – Logo em seguida debate sobre reforma política/PL4330/MP664 e 665/contra a retirada de direitos da classe trabalhadora/pela democracia/pela redução da maioridade penal.
Bahia/Salvador
13:00 - Ato Político. Logo em seguida a festa será no Terreiro de Jesus, no Pelorinho com: Aldemário Coelho/Banda Baiana System.
21:00 – Encerramento
Paraiba/João Pessoa
Dia 30
14:00 – Concentração no Parque Salon de Lucena (Lagoa)
18:30 – Ato Político – Apresentação Cultural com: Santana O Cantador/Forró Caçuá/Eurinho
Sindicato dos Metalúrgicos
7:00 – Ato Político e Missa
Distrito Federal/Brasília
9:00 - O ato será na Torre da TV
Pernambuco/Recife
9:00 - Em Recife, o ato na praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, com passeata pelo centro.
Rio de Janeiro
15:00 – A concentração será no Arcos da Lapa. Em seguida terá de show com: Zé Katimba/Acadêmicos do Dendê/ Nação Brasil da Vila Catiri/ Bloco Comuna que Pariu e Luiz Bruno. O forró conta com a participação de grandes artistas: Sergival/Marcos Lucena/Ângelo e Nonato Almeida. O Hip Hop Negras de Atitude/Apafunk/RAP do Neguim que Não se Cala e o Jongo da Amendoeira. Durante o show estará acontecendo uma oficina de turbantes. A MPB será representada pela Casari (Casa do Artista Independente), de Jô Borges e Instrumental/Grupo Teatral Zelote e a performance do poeta popular. Zorro.
Sergipe/Aracajú
8:00 - Ato Público. A concentração será na Praça Chico Mendes no Conjunto Orlando Dantas Aracaju.
Piauí/Teresina
Dia 30
10:00 - Concentração na Praça Rio Branco.
Ceará/Fortaleza
8:00 - Concentração será na praça da Cruz Grande (bairro Serrinha), nas proximidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Seguiremos em caminhada até o Centro Poliesportivo da Parangaba. Durante toda manhã, o ato político e a caminhada vão se mesclar às várias atividades culturais em parceria com a comunidade local e movimentos sociais parceiros - como oficina de grafitagem e hip hop, entre outras. (evento em parceria com CTB, comunidade local e movimentos sociais)
Mato Grosso do Sul/Campo Grande
6:30 – Concentração no posto Jaú 163 – sentido Anhanduí.
Amazonas/Manaus
05h40min – Ato público na bola da Suframa com carro som e participação dos Sindicatos dos Plásticos, Metalúrgicos, Construção Civil, Petroleiros e CUT;
08h30min – Ato em frente à sede do Governo Estadual em protesto ao não aumento salarial e contra a PL 4330, com participação do SINTEAM, SASEAM, Juventude do PT e CUT;
09h00min– Sindsaúde irá panfletar os maiores hospitais da Capital;
10h00min – FETRACOM irá fazer caminhada nas feiras e centros de camelôs panfletando o material das centrais sindicais progressivas;
16h00min – Grande Ato Contra a PL 4330 e em Defesa dos Trabalhadores. Concentração na Avenida Eduardo Ribeiro, esquina com a Sete de Setembro e caminhada até a Praça do Congresso. Ato com Carro Som, Bandeira e Material.
Vitória
8:00 - Ato Político em defesa dos direitos, da democracia, da Petrobrás e da Reforma Política, na Praça dos Namorados.
Vitória/Espirito Santo
8:00 - Praça dos Namorados
Paraná/Curitiba
8:30 - A concentração será na Rua Primeiro de Maio, esquina com a Linha Verde, na BR 116