Escrito por: Érica Aragão
O curso gratuito é uma iniciativa de preparação do debate político rumo ao Encontro de Solidariedade, pela Democracia e contra o Neoliberalismo, que será realizado em Cuba de 1 a 3 de novembro de 2019
Para ampliar o conhecimento sobre o processo da Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo e seus eixos políticos - a luta por democracia e soberania dos povos, e contra o livre comércio e o poder das empresas transnacionais – a CUT e a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) lançaram um curso de formação online gratuito. As inscrições para militantes dos movimentos sociais, sindicais, populares e da juventude ficarão abertas até dia 19 de agosto pelo endereço da página da jornada.
Com o apoio da Fundação Perseu Abramo, da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA) e das entidades que constroem a Jornada Continental no Brasil, o curso é uma iniciativa de preparação do debate político rumo ao Encontro Anti-imperialista de Solidariedade, pela Democracia e contra o Neoliberalismo, que será realizado em Cuba de 1 a 3 de novembro de 2019.
O curso vai começar dia 26 de agosto e está estruturado em três aulas, que serão disponibilizadas quinzenalmente pela Plataforma Digital Compartilhada da CUT e o participante poderá utilizar esse instrumento para interagir e debater com os colegas do curso a respeito dos temas estudados.
Cada aula será composta por uma vídeo-aula de até 15 minutos, um texto de leitura obrigatória (aproximadamente 10 páginas) e bibliografia complementar.
A CUT e a MMM irão fornecer aos participantes que concluírem o curso, em meio digital, certificado de conclusão. Para concluir a formação será exigido apenas o cumprimento das tarefas obrigatórias relacionadas a cada uma das aulas e a realização da atividade de multiplicação do conteúdo.
Sobre as aulas
A aula 1 será ministrada do dia 26 até 06 de setembro e será uma “Apresentação da Jornada Continental”. O objetivo será mostrar o processo da Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, seus antecedentes, sua origem em 2015 e os eixos e temas transversais que lhe dão unidade.
O “Livre comércio e Transnacionais” é o tema da aula 2, entre os dias 09 e 20 de setembro. Nesta parte, a discussão será sobre os acordos de livre comércio, mas se centrará no caso concreto do acordo União Europeia - Mercosul.
E na aula 3, de 23 de setembro a 04 de outubro, será abordada a relação dos ataques à democracia, desde o golpe de 2016 no Brasil e os demais processos na América Latina, procurando entender a ofensiva da direita no continente.
E finaliza abordando os objetivos políticos do Encontro, em Cuba.
Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo
Neste ano acontece a segunda reunião de Solidariedade Anti-Imperialista, pela Democracia e contra o Neoliberalismo, em Cuba, sob o lema “Os povos continuam na luta”, no Centro de Convenções de Havana.
Nos dias 1º, 2 e 3 de novembro os movimentos sindical e popular da América Latina vão se encontrar como objetivo de debater a articulação e a unidade das forças progressistas de esquerda frente aos avanços dos grupos imperialistas e de extrema direita.