CUT e Unicamp promovem 8ª Conferência...
Até amanhã (28), evento discute crescimento sustentável, desenvolvimento e trabalho
Publicado: 27 Setembro, 2012 - 17h47
Escrito por: Luiz Carvalho
Começou nesta quarta-feira (26) e segue até amanhã (28) a VIII Conferência da Universidade Global do Trabalho (Global Labour University – GLU), que acontece na Universidade de Campinas (Unicamp) e tem como tema “Crescimento sustentável, desenvolvimento e trabalho: as propostas progressistas em nível local, nacional e global”.
Para conhecer a programação completa clique aqui.
Iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o encontro é resultado de uma parceria entre a universidade, o movimento sindical representado pela CUT e a Fundação Friedrich Ebert.
Durante a abertura, na noite dessa quarta, o secretário de Relações Internacionais da Central, João Felício, destacou a importância desta conferência para estreitar laços entre todos os setores envolvidos.
“Para nós é fundamental uma aproximação entre a academia e o movimento sindical, que defende direitos e forma para a luta. E quem se dispôs a fazer um projeto desse foi a Unicamp, que bom seria se houvessem outras”, disse.
De acordo com o dirigente, o objetivo é aprimorar a formação dos líderes que irão defender o interesse da classe trabalhadora na mesa de negociação.
“Além de fazer o intercâmbio de informações, o objetivo é aprimorarmos a formação, termos muito mais sindicalistas capazes de analisarem os problemas que vivenciamos no mundo do trabalho, o debate sobre o modelo econômico, qual alternativas achamos mais adequadas para superar a crise. Para que não tenhamos apenas a pauta natural do mundo sindical, mas que possamos aprofundar um projeto dessa natureza os problemas que vivenciamos e as alternativas que propomos. Com isso nós podemos conhecer, do ponto de vista dos trabalhadores, os problemas brasileiros, alemães, sul-africanos, da Índia”, afirma.
Papel da GLU – Presente no Brasil, África do Sul, Alemanha, Brasil e Índia, a GLU é uma rede que oferece cursos de mestrado e de curta-duração, chamados de ENGAGE. A GLU também reúne grupos de pesquisa para aprofundar o estudo sobre o mundo do trabalho.