Escrito por: Paula Brandão

CUT forma primeira turma do curso de Gestão Sindical

Conteúdo formativo também visa contribuir com as direções que serão eleitas nos CECUTs

Martinho da Conceição/SNF
Formandos da primeira turma do curso de Gestão Sindical

Com a tarefa de construir um curso de gestão sindical que dialogasse com a estratégia da Central e, ao mesmo tempo, estivesse adequada a um novo momento da conjuntura brasileira, a CUT, por meio de suas secretarias nacionais de Formação e de Finanças configurou um novo curso, com a perspectiva de fortalecer ainda mais a luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

 

Nesta quinta-feira (21), a CUT certificou os alunos da primeira turma do curso de Gestão Sindical, composta por dirigentes e assessores, que poderão multiplicar esse importante processo formativo e, assim, contribuir ainda mais com ações estratégicas da Central.

 

“Este curso atende a uma demanda recorrente e esta primeira edição nos mostra que estamos no caminho certo para que tenha êxito, já que seu conteúdo considera a atual conjuntura e as novas relações do movimento sindical, especialmente, a relação com os movimentos sociais nesse momento”, pontuou José Celestino Lourenço (Tino), secretário nacional de Formação da CUT.  “Além disso, o curso visa contribuir na incorporação de novas propostas que a sociedade e o movimento sindical necessitam, a partir de uma concepção de gestão sindical que se contraponha, inclusive, à estrutura corporativista que até hoje está em voga”.

 

Quintino Severo, secretário nacional de Administração e Finanças da CUT, destaca o orçamento participativo como parte importante do novo curso. “Trata-se de uma parte importante nesse processo, na perspectiva de ampliar a democratização da gestão, bem como potencializar nossos recursos para as lutas em defesa da classe trabalhadora. E é um espaço importante para a compreensão que gestão e finanças é um debate acima de tudo político, não apenas administrativo. Nosso novo desafio será espalhar este curso, e este debate, pelo Brasil”, destaca.

 

O processo formativo do curso de Gestão Sindical também visa contribuir com as novas direções que serão eleitas nos CECUTs e seus desafios do próximo período.

 

O conteúdo programático do curso de Gestão Sindical da CUT é composto por:

 

- Concepção e prática sindical da CUT;

- Ética e sindicalismo

- Caráter jurídico das entidades sindicais – partes I e II

- Contabilidade sindical – partes I e II

- Gestão de pessoas nas entidades sindicais

- Estrutura sindical corporativista

- Estratégia organizativa da CUT

- Política de finanças da CUT

- Registro sindical

- Concepção de gestão sindical CUTista

- Planejamento estratégico

- Orçamento participativo

- Papel do dirigente

- Comunicação sindical

- Planejamento da ação formativa sobre gestão sindical