Escrito por: Vanilda Oliveira
Espaço atende à demanda dos trabalhadores por aplicativos levantada por pesquisa feita pela CUT e OIT em parceira com universidades sobre as dificuldades da categoria
O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, estará em Brasília, nesta sexta-feira (8), às 15h, para a inauguração do Ponto de Apoio aos Trabalhadores em aplicativos e nas ruas.
O espaço criado pela Central atende à demanda apontada por estudo-pesquisa elaborado pela CUT em parceria com a OIT e cooperação de universidades públicas sobre as precárias condições de trabalho e vida desses trabalhadores.
O estudo de 253 páginas traçou o perfil dos entregadores por aplicativos, com referência no Distrito Federal e Recife, e mostrou o ponto de apoio como uma das principais necessidades/reivindicações dos entregadores.
“Garantir que esses trabalhadores, tão precarizados pejas empresas e ignorados pelo poder público, tenham condições de trabalho decente é um desafio importante para CUT, que já havia sido colocado antes mesmo da pandemia no nosso congresso nacional, em 2019”, afirma Sérgio Nobre.
No DF, há cerca de 50 mil entregadores por app. Segundo a pesquisa CUT-OIT, 92% dos entregadores são homens, a maioria é de jovens até 30 anos; 68% de cor preta ou parda. A renda mensal média é R$ 1.172,63, o que significa um ganho líquido de R$ 5,03/hora trabalhada.
O ponto de apoio tem sanitários, área para alimentação e repouso, pontos de recarga de bateria de celular, estacionamento para bicicletas e motos, acesso à internet.
Além de apoiar e orientar a organização desses trabalhadores, a CUT tem orientado seus sindicatos de base a disponibilizar, em suas estruturas, apoio e acolhimento a entregadores por app e também outros que trabalham nas ruas, como ambulantes, garis, lixeiros.
A grande maioria não tem sequer onde fazer suas necessidades fisiológicas durante o horário de trabalho.
▶️ Serviço
Data sexta-feira, 8 de julho
Horário 15h
Local Galeria do Hotel Nacional