Escrito por: CUT Nacional

CUT lamenta a morte do companheiro Valdir Vicente

Neste momento tristeza, a CUT se solidariza com  familiares, amigos, companheiros da UGT na certeza de que Valdir Vicente deixou um legado de importantes contribuições para o movimento sindical brasileiro

Reprodução

A Central Única dos Trabalhadores  (CUT) lamenta profundamente a morte do companheiro Valdir Vicente de Barros, nesta quarta-feira (15).

Nos anos 80, Valdir foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e um dos fundadores da CGT. Depois, ajudou a fundar a UGT, em 2007.

Na UGT, o companheiro foi o responsável pela Secretaria de Integração da América Latina, secretário da Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul por dois mandatos e fundador do Foro Consultivo Econômico Social do Mercosul, onde militou por mais de uma década. Ele também integrou por anos o Conselho de Migrações do Brasil que funcionou até 2016 - era um especialista nesse tema.

O companheiro Valdir Vicente foi uma pessoa corajosa e modesta e trabalhou muito pela classe trabalhadora brasileira, lutando sempre pela unidade das centrais nos fóruns internacionais em um momento em que a atuação internacional ainda era um terreno novo e desafiador.

Neste momento tristeza, a Central Única dos Trabalhadores se solidariza com os familiares, amigos, companheiros da UGT, na certeza que o companheiro Valdir Vicente deixou um legado de importantes contribuições para o movimento sindical brasileiro.

Executiva Nacional da CUT