MENU

CUT lamenta morte de José Francisco Borges, poeta e “patrimônio de Pernambuco”

O cordelista mestra da xilogravura faleceu nesta sexta-feira (26) em sua cidade natal, Bezerros, no Agreste de Pernambuco

Publicado: 26 Julho, 2024 - 18h51 | Última modificação: 26 Julho, 2024 - 18h55

Escrito por: CUT Nacional

Arquivo Pessoal
notice

A CUT Nacional lamenta a morte do cordelista, poeta e “patrimônio vivo de Pernambuco” José Francisco Borges, conhecido como J. Borges, aos 88 anos, que ocorreu nesta sexta-feira (27). Aos os familiares, amigos e admiradores de J. Borges toda a nossa solidariedade neste momento de pesar.

O artista plástico nasceu em 1935 na cidade pernambucana de Bezerros, onde sempre manteve seu ateliê. Ele deixou um legado de arte, criatividade e beleza para o cenário cultural de Pernambuco e o Brasil.

O artista tem vários prêmios, como a comenda da Ordem do Mérito Cultural, o prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na categoria Ação Educativa/Cultural e o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Fez também exposições nos Estados Unidos, na França, na Alemanha, Suíça, Itália, Venezuela e Cuba.

Quem foi o artista

Borges também foi ilustrador de capas de livros de escritores como Eduardo Galeano e José Saramago. Além disso, foi fonte de inspiração para documentários e para o desfile da escola de samba Acadêmicos da Rocinha, em 2018.Quando criança, J. Borges talhava madeira para fazer colheres de pau e brinquedos artesanais, para vendê-los nas feiras de sua região. Foi também durante a infância que começou a vender livros de cordel – literatura à qual se dedicou com mais intensidade aos 21 anos.

Ele foi condecorado com a comenda da Ordem do Mérito pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Recebeu também o prêmio Unesco na categoria Ação Educativa/Cultural e, em 2002, foi um dos 13 artistas que ilustraram o calendário anual das Nações Unidas.

Borges era um artista por inteiro. Um mestre da arte da cultura pernambucana.

Velório

Familiares informaram que J. Borges foi internado há duas semanas por problemas pulmonares e cardíacos, mas recebeu alta e faleceu em casa, por volta das 6h da manhã. O velório do artista será realizado no Centro de Artesanato de Bezerros, a partir das 13h. O local do sepultamento ainda não foi confirmado pela família.

 

J Borges, Presente!