CUT lamenta morte do sindicalista e deputado Constituinte João Paulo de Vasconcelos

Sindicalista, oriundo da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, foi um dos expoentes do sindicalismo brasileiro e deputado Constituinte. João Paulo Pires de Vasconcelos morreu nesta sexta-feira (23) aos 92 anos

Publicado: 23 Agosto, 2024 - 13h11

Escrito por: Nota da CUT

CUT Brasil

A CUT Brasil lamenta a morte do seu ex-diretor executivo, sindicalista e ex-deputado federal e Constituinte pelo PT de Minas Gerais, João Paulo Pires de Vasconcelos, nesta sexta-feira (23), aos 92 anos de idade. O velório será realizado no sábado (24), das 8:30 h às 11:30 h, no cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte.

João Paulo foi um dos fundadores da CUT e sua atuação está registrada no vídeo e no livro “A geração que criou a CUT - A história contada por quem a faz“. No livro ele conta sua trajetória nas lutas sindicais e nos anos 1970 dirigiu uma importante greve na Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira Mineira.

João Paulo teve uma forte atuação na defesa da classe trabalhadora tendo participado de diversas entidades sindicais. Entre as suas atividades, ele foi membro da Juventude Operária Católica (MG); da Pastoral Operária (MG); diretor da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade e titular da Direção Nacional da CUT, no período de 1983 a 1988. João Paulo, porém, não se aposentou e continuou assessorando sindicatos. Ele foi um pilar fundamental na criação da Escola Sindical 7 de Outubro.

Aos familiares e amigos, nossas condolências.
João Paulo ficará sempre na nossa memória.

João Paulo, presente!
08/03/1932