Escrito por: CUT-RS

CUT lança campanha para pressionar deputados estaduais do RS contra PEC 280

Acesse o site Na Pressão e pressione os deputados contra a PEC encaminhada por deputados aliados do governador Eduardo Leite (PSDB) à Assembleia Legislativa do RS

CUT-RS

A CUT-RS lançou nesta segunda-feira (19) uma campanha contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 280/2019, que tem como objetivo mudar a Constituição Estadual para acabar com a obrigatoriedade de realização de plebiscito para a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), do Banrisul e da Procergs.

Por meio do site Na Pressão, os trabalhadores e as trabalhadoras podem enviar mensagens contra a aprovação da PEC diretamente para cada parlamentar. É fácil e rápido. Pode ser feito pelo celular, laptop ou computador, de onde você estiver. Depois de acessar o site, basta dar uma breve navegada e pronto, seu recado chegará até o deputado e a deputada que você quiser pressionar.

Clique aqui para acessar a ferramenta e mandar o seu recado. Diga que é contra a PEC encaminhada por deputados aliados do governador Eduardo Leite (PSDB) a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

“É hora de reforçar a pressão sobre os deputados e as deputadas estaduais para que não aprovem a PEC 280, que retira o direito do povo gaúcho decidir sobre o destino de suas empresas públicas, que são estratégicas, eficientes e lucrativas”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, que convoca a classe trabalhadora e acessar o Na Pressão.

“Acesse esse poderoso instrumento, veja qual tem sido o posicionamento de cada deputado e deputada (a favor, contra ou indeciso), veja a lista de e-mail e WhatsApp para o envio de recados para cada parlamentar. A sociedade precisa se manifestar para que o seu direito seja respeitado”, reforça o vice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenis.

“Pressione cada deputado e deputada. Não deixe que a PEC 280 acabe com o plebiscito, que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, em 2002, após o fracasso das privatizações do governo Antonio Britto”, destaca o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr.

Empresas estratégicas, eficientes e lucrativas

Atualmente, 317 dos 497 municípios gaúchos possuem contratos com a Corsan, o que preocupa prefeitos e gestores municipais. Água é saúde e não pode ser tratada como mercadoria.

O Banrisul está presente em 348 municípios do Estado, dos quais 96 de forma exclusiva. Essas cidades não dispõem de nenhuma outra agência de banco público ou privado, que não tem interesse em pequenas comunidades.

Vale ressaltar também o importante papel da Procergs para o Estado. É pela empresa pública de processamento de dados que passam informações vitais para o funcionamento do RS, como os dados da Fazenda e das polícias.