Escrito por: Redação CUT
Em Belo Horizonte (MG) a Polícia Militar proibiu blocos de carnaval de circularem com seus carros de som alegando irregularidades nos veículos, mesmo aqueles que tiveram autorizações concedidas previamente
Diante da intransigência da Polícia Militar de Belo Horizonte, que proibiu blocos de carnaval de usarem trios elétricos alegando irregularidades, mesmo aqueles que já tinham autorização, a CUT/MG e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE-MG) decidiram emprestar seus carros de som para garantir alguns desfiles dos blocos nesta sexta-feira (21).
A iniciativa de recorrer aos sindicados foi do jornalista Kerison Lopes, representante do Santa Tereza Independente Liga (SI LIGA) e criador do bloco Volta Belchior. “Estive na coletiva hoje com os blocos prejudicados e fiquei comovido com a galera que não sabe se vai sair. Aí, por conhecer os sindicatos, tive essa ideia e falei com o presidente da CUT e com o do SindUTE, e eles toparam.
Cada uma cederá um carro. Até a noite desta quinta-feira (20), 10 blocos já haviam manifestado interesse em usar os veículos. As condições do empréstimo serão discutidas em reunião agendada para esta sexta-feira, na sede da CUT em BH.
Para não impedir o carnaval, a CUT/MG e o SindUte-MG colocaram seus carros de som, completamente legalizados e com todos os alvarás em funcionamento, a disposição dos blocos.
A iniciativa é uma vitória para o carnaval mineiro e dos blocos que trabalham boa parte do ano para ir às ruas nesse feriado e para aqueles foliões que querem curtir a festa.
As entidades receberam, nesta quinta-feira, o pedido do representante da Santa Tereza Independente Liga (SI LIGA), Kerison Lopes, do Volta Belchior, que apesar de já ter resolvido o caso do seu bloco, resolveu prestar solidariedade aos blocos que ainda estavam com os desfiles pendentes por falta de som.
Dez blocos já agendaram e receberão a ajuda das entidades sindicais, entre eles o Bloco do Pescoção (foto). Os seus representantes se encontrarão com os dirigentes dos sindicatos nesta sexta-feira 21, na sede da CUT/MG, na Rua Pedro de Carvalho Mendes 70, bairro Colégio Batista.
Veja abaixo os blocos que devem participar da reunião:
Alcova Libertina
Bloco Daquele Jeito
Blocos dos Valetes
Bloco Emoções
Bloco Pescoção
Bloco Sergipano
Esperando o Metrô do Barreiro
Românticos São Loucos
Filhas de Clara
Fita Amarela