Escrito por: Fátima Gonçalves, da CUT-PA
Nesta quinta, todas as categorias vão debater a organização do movimento
Para reagir com mais vigor ao golpe à democracia e às ameaças que pairam sobre conquistas históricas da classe trabalhadora brasileira, a CUT Pará vai promover uma Plenária Sindical, nesta quinta-feira (4), das 14hs às 17h30, no Sindicato dos Urbanitários (Avenida Duque de Caxias, entre as travessas Lomas Valentina e Enéas Pinheiro, no bairro do Marco).
O principal objetivo é a construção coletiva de um calendário de mobilizações rumo a uma greve geral. Estão confirmadas as presenças de duas dirigentes nacionais da CUT: a vice-presidente da central, Carmen Foro, e a secretária de Relações do Trabalho, Graça Costa.
As duas dirigentes vão apresentar uma análise da atual conjuntura brasileira, mostrando os direitos já retirados da sociedade brasileira e aqueles que ainda estão sob ameaças, como a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), aposentadoria, jornada de trabalho, direito a férias, FGTS, entre outros, sem falar na própria democracia.
No convite a todos os sindicatos, federações e oposições reconhecidas, a direção regional da CUT observa que, nesse processo sombrio que o país atravessa, cabe à classe trabalhadora deflagrar a greve geral para derrotar os golpistas e suas pautas bombas. “Nossa história sempre foi de lutas e agora não será diferente. Nossos direitos foram conquistados em anos seguidos de mobilizações e de enfrentamentos contra a intensa exploração imposta aos trabalhadores e às trabalhadoras. Não aceitaremos uma volta ao passado e defenderemos esses direitos com todas as nossas forças”, diz a convocação.