MENU

CUT participa de Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador

Evento será realizado nesta quarta-feira (24), na Fundacentro, em São Paulo, e é preparatório para a 17ª Conferência Nacional de Saúde

Publicado: 23 Maio, 2023 - 16h47 | Última modificação: 23 Maio, 2023 - 17h13

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Rosely Rocha

Breno Esaki/Agência Saúde DF
notice

A Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora será realizada nesta quarta-feira (24) das 9h às 17h, na Fundacentro, em São Paulo, em formato híbrido. Para guiar as discussões, o tema é “Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, nós existimos e somos valiosos. Viva o SUS!”.

A secretária da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT Nacional, Madalena Margarida da Silva, que participará do evento, destaca a necessidade de defender a democracia para que os trabalhadores possam ter uma vida digna, com mais saúde física e mental.

“A luta da CUT sempre foi e será por direitos, em defesa da vida e, pela manutenção e fortalecimento da democracia. Sem democracia não há vida e nem saúde em toda sua plenitude. É na democracia que a classe trabalhadora expõe sua visão de mundo e propõe mudanças que incidem significativamente na promoção e proteção de sua saúde física e mental”, afirma Madalena.

Para a dirigente é inaceitável ver tantos trabalhadores e trabalhadoras tendo que se expor a riscos e agravos à saúde, sendo incapacitada física e mentalmente e morrendo por causa de seus trabalhos. Ela lembra que no Brasil, segundo dados do Observatório Digital de saúde e segurança, de 2012 até agora, foram registrados mais de 7 milhões de acidentes e mais de 26 mil óbitos notificados de trabalhadores com carteira assinada.

“Essas doenças e mortes prematuras são evitáveis. A vida da classe trabalhadora precisa ser respeita, preservada e seu trabalho valorizado”, declara.

Evento preparatório para a 17ª Conferência Nacional de Saúde

A Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá de 2 a 5 de julho deste ano.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência Nacional de Saúde, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema deste ano é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, que irá debater a relação entre saúde, trabalho e adoecimento.

Madalena destaca que a Conferência Livre da Fundacentro, entre as 100 que vêm sendo realizadas por todo o Brasil, tem um papel fundamental para os movimentos sociais e sindicais por trazer ao centro os debates sobre o trabalho.

“O trabalho assumiu a centralidade na nossa vida e com isso a classe trabalhadora vem adoecendo física e mentalmente. Portanto, quanto mais discutirmos isso com o movimento sindical mais entendimento teremos. Se não mudarmos as relações de trabalho não vamos ter a saúde como um direito humano”, conclui.

Como se inscrever para a Conferência Livre Nacional de Saúde

ReproduçãoReprodução

A Fundacentro convoca gestores e usuários da saúde; trabalhadores; movimento sindical; movimentos sociais e seus atores; e demais interessados para participarem desse debate. Para se inscrever, preencha o formulário.

Data: 24 de maio, das 9h às 17h.

Local: Fundacentro – Rua Capote Valente, 710 – Pinheiros, São Paulo/SP – Próximo às estações de metrô Clínicas, Sumaré e Oscar Freire.

Documento orientador

Inscrições

Para participar, preencha o formulário. As inscrições para participação on-line podem ser feitas até as 23h59 de 22 de maio. Já presencialmente é possível se inscrever até no dia do evento, às 10h30.

Programação

Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

 

 

8h30-9h00

(recepção presencial na Fundacentro)

Credenciamento

9h00-9h20

(Auditório)

 Abertura

  • Pedro Tourinho – Presidente da Fundacentro.
  • Fernando Zasso Pigatto – Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

9h20-10h00

(Auditório)

Conferências de abertura

  • Luciene de Aguiar Dias - Coordenadora-Geral de Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (CGSAT/DSAST) do Ministério da Saúde.
  • Madalena Margarida da Silva - Secretária de Saúde do Trabalhador da CUT e membro da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

10h00-10h20

(Auditório)

 Leitura do Regimento e do Documento Orientador da CLNSTT

10h20 – 10h40

(Auditório)

Leitura do Documento Orientador a CLNSTT

10h40-13h00

(Salas)

Abertura das salas para discussões das diretrizes e elaboração das propostas

As diretrizes são: 1.  Política Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; 2. Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS; 3. Fortalecimento da participação e controle social no SUS.

13h00-14h00

Almoço

14h00-15h00

(Salas)

Finalização das propostas em grupos

15h00-16h30

(Auditório)

Leitura e defesa das propostas em plenária

16h30-17h00

(Auditório)

Votação das propostas e para delegados

 

17h30-19h00

(Saguão do Intermediário)

Coffee-break para participantes presenciais.

 

 

 Com informações da Fundacentro