Escrito por: CUT-RS
O Prêmio Caxias do Sul é concedido pela Câmara Municipal para pessoas, entidades ou locais que se destacam em serviços prestados à comunidade nos mais diferentes campos de ação
Em sessão solene, a CUT recebeu no início da noite desta segunda-feira (2) o Prêmio Caxias do Sul pelos seus 40 anos de história, no plenário quase lotado da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.
Houve transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais da Casa.
A iniciativa partiu da vereadora Rose Frigeri (PT) e a entrega ocorreu com a presença do presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, e vários dirigentes sindicais, autoridades e a deputada federal Denise Pessôa (PT).
Fundada em 28 de agosto de 1983, durante congresso em São Bernardo do Campo (SP), a CUT completou quatro décadas com muita resistência e luta em defesa da classe trabalhadora, com uma longa trajetória de conquistas históricas que mudaram o país e ajudaram a restabelecer e fortalecer a democracia e a soberania nacional.
O Prêmio Caxias do Sul é concedido pela Câmara Municipal para pessoas, entidades ou locais que se destacam em serviços prestados à comunidade nos mais diferentes campos de ação.
A CUT desempenha um papel fundamental para os trabalhadores e as trabalhadoras da cidade e do campo, dos setores público e privado, ativos e aposentados, por meio da representação e organização sindical que visam a garantia de melhores condições de vida e de trabalho.
A vereadora Rose Frigeri destacou na tribuna da Câmara que a CUT se consagrou como a grande representante da classe trabalhadora no Brasil, tornando-se a maior central sindical do Brasil e da América Latina e a quinta do mundo.
A parlamentar salientou que a Central, com quase quatro mil entidades filiadas, representa mais de 24 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o país.
“O fortalecimento da democracia, o desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho são termos estratégicos da CUT. A luta pela universalização dos direitos, bandeira histórica, é cotidianamente reafirmada com a participação ativa da Central na construção de políticas públicas e afirmativas de vários setores e segmentos da sociedade”, ressaltou a vereadora.
Amarildo utilizou a palavra para agradecer a homenagem e falar da luta por direitos que a Central vem travando desde a sua fundação, que é fundamental para garantir trabalho decente, distribuição de renda e democracia.
“A CUT é esse grande presente que a classe trabalhadora deu para o Brasil. É uma pretensão? Não, porque é assim como de resto o mundo, nessa luta por direitos, ela acontece quando a sociedade civil também se organiza. A classe se organiza, seja de trabalhadores, pois assim as coisas foram acontecendo. A luta por direitos ela prescindiu sempre, do ponto de vista da presença de que os trabalhadores e trabalhadoras estivessem presentes”, enfatizou o presidente da CUT-RS.
A secretária de Movimentos Sociais da CUT-RS e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli, destacou que “os sindicatos têm um papel fundamental para que a sociedade seja melhor. Se eles atuam de forma adequada nas discussões com os patrões, você aproxima e consegue melhores ganhos com as lutas e as mobilizações e, com isso, ganha toda a sociedade”.
Também usaram a palavra na tribuna o diretor do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul, Nelson Beber; o diretor de administração do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado da Serra do RS, Ademar Sgarbossa; o representante do Sindicato dos Professores de Caxias do Sul, José Carlos Monteiro; o diretor do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, Luiz Carlos de Azevedo; e a deputada federal Denise Pessôa (PT).
Os vereadores Estela Balardin (PT), Lucas Caregnato (PT) e Rafael Bueno (PDT) também participaram da entrega do Prêmio Caxias do Sul.
Com informações de Tales Armioliato e Vania Eseiorin – Câmara de Caxias do Sul