MENU

CUT repudia ataque israelense que matou 10 palestinos e feriu outros 20

Incursão do Exército de Israel por Jenin, Cisjordânia, deixou na quinta-feira (26), um dos maiores números de mortos dos últimos anos no enclave palestino, ocupado pelo Estado israelense

Publicado: 27 Janeiro, 2023 - 15h10 | Última modificação: 27 Janeiro, 2023 - 15h24

Escrito por: Nota da CUT

Reprodução
notice

Diante dos ataques que deixaram 10 palestinos mortos e feriu 20 pessoas durante a operação militar do Exército de Israel num campo de refugiados em Jenin, enclave palestino, na Cisjordânia, ocupado pelos israleneses, na quinta-feira (26), a Secretaria de Relações Internacionais da CUT declara repúdio ao ato de violência e pede às autoridades internacionais medidas urgentes que façam valer as condenações da ONU contra os agressores. Confira a nota.

Nota de Repúdio 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), repudia e denuncia as covardes ações militares do Estado de Israel contra o povo palestino, que em apenas um dia vitimou 10 cidadãos palestinos e somados a outras ações genocidas, já assassinaram 30 palestinos este mês. Estes são os maiores números de vítimas em apenas um ataque israelense desde 2005 e prova que Israel segue atuando ilegalmente, contra recomendações internacionais, diversas condenações da ONU, para implementar sua política de apartheid e genocídio do povo palestino.

Solicitamos às autoridades internacionais medidas urgentes que façam valer as condenações da ONU contra Israel que significam o imediato cessar-fogo das ações militares israelenses, a libertação dos presos políticos, a derrubada do Muro, e a devolução do território Palestino nas fronteiras de 1948 ao povo palestino.

Reivindicaremos ao novo governo brasileiro que interrompa os acordos de cooperação militar, intercâmbio tecnológico e empresarial com Israel até que este passe a respeitar a lei internacional e divulgue um plano de paz que seja monitorado por agências da ONU.

Antonio Lisboa
Secretário de Relações Internacionais

Quintino Severo
Secretário de Relações Internacionais - Adjunto