MENU

CUT-RS entrega materiais comprados pela campanha de solidariedade no Vale do Taquari

Foram entregues jogos de panelas, conjuntos de talheres, pratos e copos, fogões a gás, microondas, camas com colchões e jogos de lençóis

Publicado: 27 Outubro, 2023 - 09h27 | Última modificação: 27 Outubro, 2023 - 09h35

Escrito por: CUT-RS

Matheus Piccini / CUT-RS
notice

Os materiais adquiridos com as doações recebidas pela campanha emergencial de solidariedade da CUT-RS, federações e sindicatos filiados foram entregues, na tarde desta quarta-feira (25), para mais de 500 trabalhadores e trabalhadoras vítimas das enchentes no Vale do Taquari, no interior gaúcho.

Com o valor de R$ 170,5 mil arrecadado por meio de PIX, foram comprados fogões, microondas, pratos, talheres, camas, colchões e lençóis, que foram distribuídos por dirigentes sindicais de várias entidades filiadas à CUT nos municípios de Lajeado, Roca Sales e Encantado. As famílias beneficiadas, incluindo Muçum, foram definidas através de um levantamento efetuado pelos sindicatos filiados à CUT na região.  

A campanha foi lançada em 6 de setembro, logo após a passagem de um ciclone extratropical no Vale do Taquari, que deixou um saldo de 51 mortes e muita destruição em várias cidades.

Entrega-DestruiçãoEntrega-Destruição

Materiais entregues

Lajeado: 68 jogos de panelas, 69 conjuntos de talheres, 70 kits de pratos e copos, 20 fogões a gás, 19 microondas e 27 camas com colchões e jogos de lençóis.

Roca Sales: 10 jogos de panelas, 20 conjuntos de talheres, 12 kits de pratos e copos, 9 fogões à gás, 12 microondas e 14 camas com colchões e jogos de lençóis.

Encantado: 35 jogos de panelas, 40 conjuntos de talheres, 28 kits de pratos e copos, 20 fogões à gás, 19 microondas e 19 camas com colchões e jogos de lençóis.

Uma das beneficiadas é a professora Silvia Helena Pelegrini, moradora de Muçum. “Minha casa foi atingida e teve água até o telhado. Eu perdi tudo o que tinha dentro dela. Agora estou morando de aluguel, pois minha casa precisa de muita reforma. Recebemos algumas doações que tem ajudado muito, mas ainda está muito difícil, pois não tenho dinheiro para conseguir reformar minha casa”, contou.

 Entrega-professora (2)Entrega-professora (2)

Agradecimentos

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, comemorou o resultado da campanha e agradeceu a todas as entidades e dirigentes sindicais que se engajaram.

“Quero agradecer as federações e sindicatos que contribuíram e, de modo especial, os sindicatos dos trabalhadores da alimentação do Vale do Taquari, filiados à CUT, que desde o início estiveram juntos na luta para ajudar as famílias atingidas pela tragédia”, destacou o dirigente.

“A solidariedade é uma marca da classe trabalhadora. É uma ação consciente, coletiva e organizada, com o objetivo de superar problemas e cuidar da vida das pessoas e do planeta – “a Casa Comum”, segundo o Papa Francisco – frente aos efeitos cada vez mais preocupantes das mudanças climáticas no Brasil e no mundo”, destacou Amarildo.  

Entrega-caminhão2 (2)Entrega-caminhão2 (2)

O presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS), Lírio Segalla, frisou que somente os sindicatos de metalúrgicos arrecadaram R$ 70,5 mil para a campanha da CUT-RS, além de doações feitas diretamente nas localidades afetadas.

“Nós, metalúrgicos, tivemos uma forte participação na arrecadação e hoje a gente veio para trazer um pouco de alento para os trabalhadores. Passados quase dois meses das enchentes, encontramos um cenário desolador. Muitas pessoas ainda têm muita necessidade. Queremos deixar nossa solidariedade a todos que foram atingidos pelas enchentes e podem seguir contanto conosco”, afirmou Lírio.

Entrega-Lírio (2)Entrega-Lírio (2)

Importância da unidade da classe trabalhadora

A presidente do CPERS Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, elogiou a organização da campanha. “A CUT-RS chamou as federações e os sindicatos para contribuírem e isso ajudou a aliviar um pouco as perdas e as tristezas das pessoas que foram atingidas por essa tragédia”.

“Foi muito gratificante podermos ver que, mesmo de uma forma pequena, pudemos aliviar um pouco a dor de quem perdeu tudo. Mas também vimos o quanto é necessário continuar ajudando. Não é só porque a chuva parou, que a tragédia acabou. A solidariedade promovida pelos sindicatos filiados à CUT mostra a importância da unidade dos trabalhadores”, avaliou Helenir, que é também secretária eleita de Formação da CUT-RS.

"Juntos somos mais fortes, e essa força é essencial para superar desafios e construir um futuro melhor”, acrescentou.

Entrega-Helenir (2)Entrega-Helenir (2)

Esperança

O presidente do Sindiágua-RS, Arilson Wünsch, ressaltou a solidariedade da classe trabalhadora que, mesmo com todas as dificuldades, não faltou empenho e força para ajudar quem mais precisava.

“Quando você vê que a solidariedade das pessoas continua presente, você volta a ter esperanças na vida, volta ter esperança na humanidade, volta ter esperança na sociedade e, principalmente, volta a ter esperança no ser humano”, disse Arilson, que é também secretário eleito de Meio Ambiente da CUT-RS.

Entrega-Lirio1Entrega-Lirio1

Para a vice-presidente da ADUFRGS Sindical, Ana Godoy, “a ação de solidariedade da CUT-RS mostrou o quanto podemos fazer juntos. Foram vários sindicatos engajados e comprometidos a mitigar o sofrimento das pessoas atingidas pelas enchentes”.

“Não conseguimos resolver a vida de ninguém, é verdade, mas conseguimos levar um pouco de alento e carinho.  E isso é muito para quem perdeu tudo”, salientou Ana, que é também secretária eleita de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT-RS.

Entrega-descarregando (2)Entrega-descarregando (2)

Juntos pela reconstrução

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Roca Sales, André Gosmann, agradeceu a CUT-RS e a todas as entidades que participaram da campanha. “Quero agradecer e destacar a importância desse gesto de solidariedade. Nesse momento trágico, nós vemos com clareza para o que servem os nossos sindicatos. Muito obrigado”, disse.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Encantado, Maria Inês Lorenzi Vian, agradeceu também a CUT-RS e entidades filiadas pelas doações. Ela apontou que a felicidade “voltou a brilhar nos olhos desses trabalhadores” e que isso “acalenta os corações de todos que moram na região do Vale do Taquari”.

Entrega-CUT-1 (2)Entrega-CUT-1 (2)