CUT-RS lança campanha de mídia para derrotar reforma da Previdência de Bolsonaro

Os materiais visam esclarecer os trabalhadores e as trabalhadoras sobre o conteúdo perverso da proposta, que não acaba com privilégios, mas acaba com a aposentadoria dos trabalhadores

Publicado: 22 Março, 2019 - 16h39 | Última modificação: 22 Março, 2019 - 16h47

Escrito por: CUT-RS

A CUT-RS, em parceria com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT), lançou, nesta sexta-feira (22), uma campanha de mídia contra a reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A data coincide com o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, rumo à greve geral.

Os materiais visam esclarecer os trabalhadores e as trabalhadoras sobre o conteúdo perverso da proposta, que não acaba com privilégios, como promete o governo, o mercado financeiro e a mídia submissa, “mas acaba com a sua aposentadoria”.

“Temos que chamar a atenção da sociedade para a crueldade dessa reforma, que é muito pior do que a do golpista Michel Temer (MDB), uma vez que acaba com a aposentadoria de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, que não vão conseguir se aposentar e muitos se aposentarão com benefícios de menos de um salário mínimo", afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

Ele alerta que “os que já estão aposentados terão o valor dos benefícios achatados, pois ficaram sem o reajuste anual pela inflação. Além disso, o modelo de capitalização só favorece os bancos, que aumentarão ainda mais os seus lucros gigantescos, mas empobrecerá os trabalhadores, como aconteceu no Chile e demais países que implantaram esse sistema cruel, perverso e desumano”.

Apresentada na reunião do Coletivo de Comunicação da CUT-RS, na tarde de quarta-feira (20), a campanha foi recebida com muitos aplausos, na medida em que possibilita dialogar com a população.

O secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, ressalta que a campanha vai ajudar os sindicatos e as federações de trabalhadores a explicar as maldades da reforma e contribuir para mobilizar a classe trabalhadora a reagir e defender o direito à aposentadoria.

“Temos que fortalecer a comunicação dos trabalhadores, neste tempos de resistência e enfrentamento da reforma trabalhista, buscando somar esforços para produzir uma campanha esclarecedora para derrotar essa proposta do Bolsonaro que só atende aos interesses de maus empresários e banqueiros”, destaca Ademir

Primeiro jornal da campanha

Milhares de exemplares do primeiro jornal da campanha já começaram a ser distribuídos pelos sindicatos. O texto apresenta perguntas e respostas sobre os principais pontos da reforma. Além disso, traz cinco casos concretos, mostrando o impacto na vida real de cinco trabalhadores (operário da indústria, rural, professora, secretária e aposentado).

Clique aqui para acessar o PDF do jornal.

Assista ao primeiro vídeo da campanha!