Escrito por: CUT-RS

CUT-RS na Vigília Lula Livre: A esperança renasce com a chegada da primavera

CUT-RS

“A esperança renasce com a chegada da primavera”, afirmou o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, no início da tarde desta quinta-feira (29), durante o “Boa tarde, presidente Lula” em frente ao prédio da sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde o maior líder popular da história do Brasil é mantido preso político há 509 dias, depois de um processso fraudulento, cheio de ilegalidades.

“Vocês sabem que no inverno tudo é mais difícil. É quando as sementes se preparam para renascer, como a esperança do povo brasileiro, que cresce a cada dia com a possibilidade de libertação do nosso ex-presidente. Mais cedo ou mais tarde, eles terão de libertar o Lula. É o que o povo quer", destacou Nespolo..

"Só quem não deseja isso é a elite, que não gosta de pobre e prefere queimar a Amazônia, queimar a Previdência, queimar as leis trabalhistas, queimar a educação, queimar as estatais, queimar a soberania e queimar o futuro do povo brasileiro”, disparou.

“A esperança vem junto com a primavera e ela está chegando”, apontou Nespolo.

O golpe de 2016 e a farsa da condenação pelo ex-juiz e hoje ministro da Justiça do governo de Bolsonaro, Sérgio Moro, que sentenciou Lula sem provas, foram lembradas para acentuar a perseguição contra o ex-presidente e a democracia.

“Acabaram dando um golpe na presidenta Dilma Rousseff, que resultou depois na prisão injusta e política do Lula, sem nenhum crime. Eles não têm prova porque não há crime. Apenas conversa fiada”, denunciou o dirigente sindical.

36 anos da CUT

Nespolo recordou também o aniversário de 36 anos da CUT, fundada em 28 de agosto de 1983. “A Central Única dos Trabalhadores é um instrumento fundamental para a história do Brasil e o ex-presidente Lula estava presente na sua fundação. A CUT escreveu uma história linda nesse período, juntamente com o MST, o PT e os outros partidos de esquerda, abrindo as portas da democracia e criando a possibilidade dos pobres terem oportunidades”, ressaltou 

“Queremos Lula livre para que o povo brasileiro volte a sonhar e ter esperança”, enfatizou o presidente da CUT-RS, que se encontrava junto ao secretário de Relações de Trabalho da CUT-RS, Antônio Günzel, a secretária de Formação da CUT-RS, Maria Helena Oliveira, e o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Adriano Filipetto, levando apoio e solidariedade, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) não anula a sentença de Moro.

Dia da Visibilidade Lésbica

A presidenta da CUT-PR, Regina Cruz, que coordenada a vigília desde o início da prisão de Lula, falou da importância dos LGBTIs neste 29 de agosto, Dia da Visibilidade Lésbica. “Não é fácil chegar à presidência de uma CUT, sendo lésbica e mulher”, relatou. “Nós somos trabalhadoras e trabalhadores, somos sindicalistas e estamos na luta no dia a dia, ou seja, onde estivermos, seja no movimento de mulheres, na periferia, em qualquer lugar.” 

Regina defendeu a visibilidade dos LGBTIs no movimento sindical e feminista, salientando que essas pessoas estão igualmente presentes na resistência e luta pela liberdade de Lula.